sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Vitória

A 2ª melhor cidade para se viver no Brasil. Essa foi a classificação que a ONU (Organização das Nações Unidas) concebeu à Vitória, capital do Espírito Santo. Como em outros municípios do Brasil (Florianópolis e São Luís), o centro administrativo e a maior parte do município estão localizados em uma ilha, denominada Ilha de Vitória, banhada pelo Oceano Atlântico. Vitória tem um clima tropical, com média anual de 25ºC, mas podendo variar bastante entre 20 e acima de 30ºC, nos meses de verão. Além disso, a capital é uma das cidades mais quentes do estado devido ao alto índice de prédios aglomerados e às inúmeras montanhas presentes, bloqueando os ventos sul, provenientes de regiões mais frias do estado. Utilizando desses atributos, Vitória é um grande centro de turismo no estado, e para isso, a cidade inaugurou recentemente o novo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles (VIX), que com diversos voos nacionais, conecta a cidade às principais capitais brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.


Vista da cidade do Parque da Fonte Grande


Vitória não é uma cidade muito grande, então se locomover na capital não será trabalho difícil. A GVBus (GV é a sigla para Grande Vitória, denominada a região Metropolitana do Espírito Santo, englobando cidades como Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari e, claro, Vitória) gerencia inúmeras linhas que cortam a capital de norte a sul. As linhas tem partida em uma das cidades mencionadas anteriormente, com chegada em outra, obrigando estas linhas a passarem por Vitória para chegarem ao seu destino. Tendo em vista a gama de opções, chegar a qualquer lugar da capital não será difícil.


Terceira ponde, Baía de Vitória e Ilha do Boi
Como a cidade possui um polo turístico bem rico: monumentos, parques, praças, gastronomia... Opções para visitar enquanto estiver na cidade não faltarão. Alguns pontos turísticos que serão apresentados podem ser visitados a pé, dependendo de onde decidir se hospedar, mas, caso seja um pouco longe, uma interessante opção será a bicicleta. Isso mesmo, a capital conta com um sistema de bicicleta compartilhada (já implantada em inúmeras cidades pelo Brasil): Bike Vitória. Através de um cadastro, é possível utilizar a bicicleta por onde você queira ir. O benefício, entretanto, não é gratuito e os valores, bem como demais orientações de utilização, podem ser consultados pelo site.

Cidade de Vitória

Para que sua estadia na cidade seja mais proveitosa, o ideal é escolher hotéis em pontos estratégicos da cidade, os que ficam nos bairros de Jardim da Penha e Praia do Canto são os mais bem localizados para se locomover pela cidade, perto de pontos turísticos e próximos as principais linhas de ônibus. Além destes bairros, claro, Vitória conta com uma quantidade formidável de hotéis, todos em pontos também estratégicos.

O QUE FAZER:

Praia de Camburi
Ao longo de seus 6 km de extensão, a Praia de Camburi abrange alguns dos bairros mais nobres da cidade: Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi. Conta com uma orla bem urbanizada, com árvores e com ótima iluminação à noite. A Praia de Camburi é um dos principais pontos de encontro, com muitas pessoas circulando-a e praticando os mais variados esportes.


Ilha do Boi
A Ilha do Boi, um bairro da capital, é literalmente uma ilha, possuindo uma das melhores praias da capital, com águas tranquilas e claras.



Parque Pedra da Cebola
Sendo um ponto de encontro de muitos grupos da Grande Vitória, o Parque é bem extenso e, entre seus diversos atrativos, estão: campo de futebol, lago, parque para crianças, quiosques e diversas trilhas para explorar o local. É um ótimo local, digo por experiência própria, para um piquenique.

Parque da Fonte Grande
Localizado no ponto mais alto da cidade, a 308,58 m de altitude, o parque tem mirantes e uma bela vista panorâmica de Vitória e de cidades vizinhas. Através de agendamento, passeios pelas trilhas, com acompanhamento de monitores, levam a uma fauna variada e vegetação característica da Mata Atlântica.


Praça dos Namorados
Localizado no bairro Praia do Canto, é uma área privilegiada com equipamentos educacionais, lazer e entretenimento. Dispõe de lanchonetes, brinquedos, quadra de vôlei, basquete, tênis e futebol, pista de patins e skate, entre outros atrativos. Aos fins de semana a Praça fica cheia de visitantes em busca de uma programação diversificada, sendo seu principal atrativo as feiras de artesanato e gastronomia local, acontecendo sempre a partir das 17 h, nos fins de semana.

Ilha das Caieiras
Vir à Vitória, capital capixaba, e não degustar a famigerada moqueca capixaba seria um pecado. A Ilha das Caieiras é local mais famoso para experimentá-la e, ainda, conta com uma vista incrível para a Baía de Vitória, deixando seu almoço mais agradável.



Centro Histórico
O centro da cidade é um alvo dos turistas para conhecer a história da região de Vitória. Possuindo catedrais, capelas e igrejas, o centro histórico é localizado quase todo na Cidade Alta, bairro que recebeu este apelido, pois é necessário subir algumas escadarias e ladeiras para chegar ao local. Um dia será suficiente para conhecer o local, e para que este roteiro fique ainda mais interessante, há possibilidade de acompanhamento de monitores e guias, que estudam o curso de turismo ou guia de turismo. Em conjunto com a Prefeitura de Vitoria, o Visitar Centro Histórico desenvolve este importante papel para o turismo local. 

Catedral
Teatro Carlos Gomes
Sesc Glória

Palácio Anchieta
Vida noturna
Vitória é muito diversificada quando falamos de vida noturna. Estão espalhadas pela cidade várias regiões que são point certo, mesmo durante a semana, sendo que as mais badaladas da cidade são: Triângulo das Bermudas, localizada no coração do bairro Praia do Canto, contando com vários bons restaurantes e pubs; Rua da Lama, em Jardim da Penha, tendo como seu público frequente os jovens estudantes residentes do próprio bairro, é um endereço da boemia capixaba, recheado com ótimas opções de restaurantes; Bairro República, é um bairro onde muitos estudantes buscam repúblicas (por isso o nome), a região é mais tranquila e se destaca com ótimos restaurantes para um bom jantar.

O FLY AWAY trouxe um pouco da capital do Espírito Santo, em uma publicação dupla com sua "cidade-irmã" Vila Velha, para que você possa curtir o melhor do estado.

Galeria:



2 comentários: