terça-feira, 18 de julho de 2017

Salvador

"They Don't Care About Us", foi o clipe gravado pelo saudoso cantor Michael Jackson que consagrou a cidade de Salvador no mundo. Gravado no Pelourinho, lançado no ano de 1995, o clipe é uma mistura incrível de música pop e Olodum. Os europeus, africanos e indígenas, ao longo de toda essa história, transformaram Salvador em uma cidade linda e de gente simpática, com uma referencia marcante na religião e no folclore brasileiro. A cidade possui uma igreja para cada dia do ano (365 no total) onde o catolicismo e o candomblé convivem juntos. Destino querido e desejado pelos turistas do Brasil e do mundo, tanto pela sua beleza natural quanto pelo seu famoso carnaval, que leva multidões às ruas cantando o Axé, uma mistura do afoxé com o frevo, o ritmo mais tocado no carnaval. Mas Salvador não é só carnaval, há tempos a cidade oferece muito mais aos turistas que lá chegam o ano todo. Em constante desenvolvimento, a cidade está cada dia mais bela. Localizada no nordeste brasileiro e capital do Estado da Bahia, é a cidade mais populosa da região.




Conectada ao mundo através do Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães (site), companhias como Aerolíneas Argentinas, TAP, AirEuropa, Avianca têm Salvador como seu destino no site de busca. O aeroporto conecta bem a cidade com diversas linhas de ônibus públicos, ônibus executivos e táxis (inclusive os que operam por aplicativos), e em breve, terá uma estação de metrô, com sua inauguração prevista para 2018, onde será a primeira do Brasil a chegar a um aeroporto.

 
Praia da Barra
Centro Histórico


ONDE FICAR:

Como toda cidade turística, Salvador é repleta de albergues, pousadas, hotéis e diversos resorts pelo seu litoral. Uma breve pesquisa na internet lhe mostrará as melhores opções. Particularmente, eu prefiro o Bairro Rio Vermelho pois, além de fácil acesso, é bucólico e bem conectado com os principais pontos de interesse da cidade. O bairro oferece ainda uma variedade incrível de restaurantes e bares, sendo também um dos mais badalados da cidade. Com sua orla toda revitalizada, basta caminhar alguns metros e encontrará diversos pontos de encontro e com diversas "tribos". O Hotel Ibis Salvador Rio Vermelho (site) possui a combinação perfeita de um hotel três estrelas: localização tranquila, preço justo e um atendimento nota dez.

O QUE FAZER:

Salvador é uma cidade rica em programas culturais e gastronômicos e, para não deixar nada faltando, acredito que cinco dias na cidade sejam o suficiente para desfrutar de todas as delícias que a mesma oferece. A melhor e mais segura forma de visitar os pontos turísticos é usando o táxi, os que operam por aplicativos, pois geralmente são os mais em conta. Abaixo vou citar as programações que, no meu ponto de vista, não podem deixar de serem visitadas:

Pelourinho: palco de diversos espetáculos, o Pelourinho fica no centro histórico da cidade e com seus casarões coloridos dos séculos XVII e XVIII, hoje faz parte do Patrimônio Histórico. Lá você encontra diversos bares e restaurantes, além de museus e teatros. Porém, os lugares mais visitados são a Fundação Casa de Jorge Amado e o prédio onde é a sede do Olodum.




Igreja e Convento São Francisco: localizada no coração do Pelourinho e com sua arquitetura barroca, foi erguida entre os séculos XVII e XVIII e impressiona pelo seu interior coberto por ouro. Vale conferir!!!

Elevador Lacerda: localizado no complexo do Pelourinho, o elevador liga a chamada cidade alta com a baixa. Famoso pela sua construção antiga e funcionalidade, vale conferir e tirar lindas fotos.


Mercado Modelo: situado no bairro do Comércio, é um centro comercial tradicional de Salvador onde você irá encontrar os mais diversos tipos de souvenir da cidade. À sua frente fica a Baía de Todos os Santos e o Terminal Turístico Náutico da Bahia. Sugiro visitar no final da tarde, pois o pôr do sol é de deixar qualquer um encantado.


Igreja do Bonfim: localizada no bairro de Bonfim, a igreja é famosa por seu estilo neoclássico e rococó, sendo uma das principais igrejas de Salvador e símbolo do catolicismo da cidade.

Farol e Forte de Santo Antônio da Barra: considerado um dos principais cartões postais da cidade, sua visita é imprescindível, pois é de lá que se tem uma das melhores vistas de Salvador, e também de onde os "trios elétricos de carnaval" se concentram, além de uma praia bastante límpida e agradável para banho. Caminhar à tarde no calçadão e tomar um sorvete é encantador, vale conferir!


Café Terrasse Aliança Francesa de Salvador: localizado no bairro Graça (um dos bairros mais sofisticados de Salvador), é um bistrô que fica nos fundos da Aliança Francesa e com uma vista para a Baía de Todos os Santos que deixa qualquer visitante apaixonado pelo local. O atendimento é ótimo, sugiro visitar para aquele happy hour com os amigos ou em um encontro romântico.


Gastronomia: o Acarajé, uma especialidade gastronômica da cozinha afro-brasileira, é a iguaria mais procurada e desejada pelos turistas, porém deve-se escolher bem onde comer. Há diversos pontos de vendas, porém uma breve pesquisa com os baianos você saberá onde encontrar o melhor.

Mergulho: com águas de temperatura média em torno do 26°C, o litoral baiano e a Baía de Todos os Santos são os locais ideais para mergulho. Com o maior número de naufrágios do Brasil e uma beleza submarina de tirar o fôlego, os amantes do mergulho não podem deixar passar em branco.

"Oxe", o que você está esperando para visitar essa cidade encantadora e com muita energia positiva? O Fly Away esteve lá e certamente está te proporcionando o melhor da cidade.



Galeria:


Pelourinho


Baía de Todos os Santos


Farol de Santa Maria


6 comentários:

  1. Salvador encanta muito com a ideia do carnaval. Com certeza destino de muitos festeiros. Importante lembrar que, como você mencionou, Salvador não é só carnaval, vale conhecer a gastronomia também, e principalmente, aliás. Ótima abordagem da cidade, André. ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos comentários. Salvador realmente não é só Carnaval. Tem muita cultura. Gastronomia e beleza natural!

    ResponderExcluir
  3. Salvador será meu destino nas férias dentro de um mês. Lendo suas dicas fiquei ainda mais animado e com a certeza de que escolhi o destino certo!

    ResponderExcluir