sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Budapeste

"...eu pensava que Budapeste fosse cinzenta, mas Budapeste era amarela.” ― Chico Buarque, Budapeste. Essas palavras do filme luso-húngaro-brasileiro, de mesmo nome da cidade lançado em 2009, me deixou curioso para viajar e conhecer essa cidade encantadora da Europa Central, e que se transformou em um dos destinos mais incríveis que já fiz.  Buda e Peste, duas cidades cortadas pelo Rio Danúbio, que em 1873 se fundiram para formar a atual Budapeste, capital da Hungria. Com uma arquitetura encantadora, a cidade é um dos destinos mais procurados na Europa. Super bem estruturada possui uma malha ferroviária e metroviária incrível com serviços de dar inveja. Budapeste possui o segundo  metrô mais antigo do mundo, sendo o primeiro o de Londres. Sua construção data de 1896, a linha mais antiga, a M1 (amarela), passa pelo centro da cidade embaixo da Avenida Andrássy - principal avenida e onde se concentram diversos pontos de interesse. 

Budapeste - Lado Peste


Chegar a Budapeste não é complicado, porém não há voos diretos saindo do Brasil, mas a cidade está muito bem conectada com o mundo. O ideal é unir a visita à cidade húngara em conjunto com outro destino na Europa, assim você economizará e terá mais uma cidade no seu acervo. Acredito que quatro dias serão suficientes para conhecer Budapeste, embora a cidade possua diversas atrações turísticas. Você pode traçar um roteiro e não terá problemas para conhecê-la.
O principal aeroporto da cidade é o Aeroporto Internacional Liszt Ferenc (site), que fica a 16 quilômetros do centro. As melhores formas de deixar o aeroporto são: o táxi ou o serviço de shuttle, que você contrata assim que chega ao saguão de desembarque. São eficientes, rápidos e com ótimos preços.
A moeda no país é o Florim húngaro (HUF), porém você pode utilizar o Euro em várias lojas da cidade, mas lembre-se: o troco é em HUF. Eu, particularmente, visitei a cidade e não precisei fazer câmbio, utilizei o Euro e em algumas contas efetuei pagamentos com cartão de crédito. 
 
Budapeste - lado Buda

ONDE FICAR: Minha experiência na cidade foi no hotel Mercure Budapeste Buda (site), localizado próximo a estação de Metrô Déli Pályaudvar, última estação da linha Vermelha (M2), sentido Buda. Um bairro tranquilo e arborizado, ideal para curtir um pouco mais da vida cotidiana dos húngaros. Porém a cidade é repleta de hotéis, desde os mais luxuosos aos com preços mais compatíveis. 

O QUE FAZERConsiderada a capital dos banhos turcos, Budapeste tem uma infinidade de atrações: culturais, gastronômicas e noturnas. Planeje seu tempo de acordo com o número de dias que for visitar a cidade. Mas se seu tempo é curto, minha dica é utilizar o ônibus anfíbio RiverRide (site), o qual te ajudará a ter uma visão geral dos dois lados da cidade, ou o serviço de ônibus turístico (site), o qual possui um roteiro mais completo e prático.

Avenida Andrássy: considerada a Champs-Élysées de Budapeste. Sugiro começar sua caminhada conhecendo esta avenida, pois aqui se concentram as principais grifes do mundo (para os amantes de moda), diversos museus e a Casa de Ópera, que é um verdadeiro patrimônio cultural. Também é nesta avenida que está a Casa do Terror, um museu dedicado a memória dos húngaros torturados pelos nazistas e comunistas, e outras diversas lojas de souvenirs. E é por baixo dessa avenida que passa a linha de metrô mais antiga da Europa continental, com "trens" ainda antigos, porém conservados.  Vale conferir!

Casa de Ópera

Praça dos Heróis: localizada no final da Avenida Andrássy, é um marco muito importante para cidade. Sua construção data de 1896, com o objetivo de celebrar os mil anos da nação húngara. De frente para praça ficam o Museu de Belas Artes e o Palácio das Artes.

Praça dos Heróis

Városliget: o parque da cidade certamente é um lugar indispensável. Reserve algumas horas para visitar este parque, seja qual for a época do ano. No verão fica lindo com suas árvores multicolores e no inverno fica coberto de neve. Há também locais para cafés e almoços, ideal para passar um bom tempo do seu dia. É lá também que fica a estátua Anonymous. Diz a lenda que quando se toca a ponta da caneta da estátua o escritor terá ótimas inspirações. Vale conferir!

Anonymous
Városliget

Budapeste Eye: localizada na Praça Erzsébet, é um ponto turístico que vale ser visitado. De lá você consegue ter uma visão geral da cidade e ver as construções mais altas e antigas da cidade. É importante visitar a web site, pois a roda gigante esteve em períodos de reforma (site).

Praça Erzsébt


Ponte das Correntes: a primeira ponte a ligar as duas cidades, sua construção data de 1849. Localizada em frente ao funicular que leva ao Castelo de Buda, vale conferir! E se puder aprecie o por do sol, que é um presente da natureza.

Ponte das Correntes


Margens do Danúbio: esse é um passeio que não pode deixar de ser feito. Passear às margens do Rio Danúbio é uma atração imperdível. Lá você consegue observar a grandiosidade das construções húngaras: o Parlamento, o Castelo de Buda, entre outras. Admirar os barcos que circulam pelo rio, sentar em um dos banquinhos às margens do rio e curtir uma tarde encantadora. É possível também efetuar passeios de barcos, que oferecem almoço incluso no ticket, ou se preferir um jantar romântico.



Castelo de Buda: definitivamente esse lugar merece um dia inteiro, então se estiver com pouco tempo, já pense em pelo menos uma tarde. Localizado na parte alta de Buda, cercado por jardins extremamente bem cuidados. Sua construção iniciou-se em 1265, porém ao longo de sua história teve vários momentos de reconstrução (em função de alguns bombardeios de diversas guerras e também sofreu muito com a Segunda Guerra Mundial). Seu acesso é feito através de ladeiras, escadas  ou por um funicular em frente a Ponte das Correntes. Lá é possível visitar partes do castelo que possuem algumas galerias de exposição, a Igreja de São Matias (uma verdadeira obra de arte) e na outra parte do "complexo" você encontra diversos restaurantes e lindos lugares para fotos, sem falar na vista maravilhosa da parte Peste, com um ângulo de 180°.

Castelo de Buda
Igreja de São Matias


Parlamento: uma das mais suntuosas construções de Budapeste, sua construção iniciou-se no ano de 1884 inspirado no parlamento britânico, foi por muitos anos considerado o maior parlamento da Europa, perdendo o título posteriormente para o Parlamento de Westminster, em Londres. Sua visita merece também uma atenção especial, pois o parlamento só abre para visitação duas vezes ao dia.

Parlamento
Parlamento


Banhos Termais: a cidade oferece diversas casas de banhos termais de tipos variados e que funcionam com águas à temperatura de 30°C em média. Existem algumas casas reservadas para o nudismo, porém na maioria deles as piscinas são separadas para homens e mulheres. É importante verificar no seu hotel qual a que lhe mais convém, já que a oferta é grande.


Vida Noturna: Budapeste tem uma infinidade de bares e restaurantes, para os amantes de gastronomia, vele experimentar o prato típico: o saboroso goulash (um prato feito de carne de vaca, batatas, cenoura e cebola), geralmente possui um ótimo preço. Às margens do Danúbio também se concentram diversos restaurantes, onde se pode apreciar uma gastronomia mais refinada e vinhos húngaros. 

Fly Away por esta cidade encantadora e que certamente deixará um gostinho de quero mais.

10 comentários:

  1. Muito lindo!
    Muito legal o seu blog. Muito observador! Trazer um pouco de tudo que você ver além de grandioso coloca dentro de nós uma vontade enorme de conhecer esse lindo lugar. Detalhes de quem enxerga com a alma.
    Parabéns e sucesso sempre em todas as suas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz. Vamos organizar sua próxima viagem.

      Excluir
  2. Muito lindo!
    Muito legal o seu blog. Muito observador! Trazer um pouco de tudo que você ver além de grandioso coloca dentro de nós uma vontade enorme de conhecer esse lindo lugar. Detalhes de quem enxerga com a alma.
    Parabéns e sucesso sempre em todas as suas viagens!

    ResponderExcluir
  3. Lugar top... Certamente assim que tiver oportunidade irei visitar. Com todas as informações passadas aqui não tem como não se encantar... Muito bom esse blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre. Sem dúvidas irá se apaixonar pela cidade.

      Excluir
  4. Estou encantado com seu post sobre Budapeste. Adorei seu artigo. Fiquei com muita vontade de conhecer mais os encantos de Budapeste. Parabéns pelo belíssimo artigo que sempre me encanta pela sua riqueza de detalhes em descrever os locais por onde passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luiz, é sempre bom saber que estamos fazendo um bom trabalho. A cidade é realmente encantadora. Quando puder, vá conhecê-la.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Thanks Joanna Villanueva, you should see the others, they're also very interesting.

      Excluir
    2. Thanks Joanna Villanueva, you should see the others, they're also very interesting.

      Excluir