segunda-feira, 20 de junho de 2016

Paris

Paris, je t'aime!!! Quem nunca pensou em passar uns dias em Paris? Quem nunca imaginou uma lua de mel em um hotel romântico na capital francesa ou almoçar no Georges V? A capital do amor está agora cada vez mais perto de nós, com voos diretos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, ficou mais fácil visitá-la. Paris é para muitos um sonho, mas poucos sabem que esse sonho é fácil de realizar. Programando-se e mesmo com um orçamento mais justo é possível realizar a viagem dos seus sonhos. Chegar à Paris nunca esteve tão fácil. A França é um dos países que possui acordos diplomáticos com o Brasil e por isso o visto ainda é isento. Os voos diretos saindo do Brasil chegam ao Aeroporto de Charles de Gaulle (um dos mais movimentados do mundo, e que possui uma infraestrutura de invejar).

Paris



Sair do aeroporto de Paris - Charles de Gaulle é super tranquilo e fácil: o trem (meio mais em conta de chegar ao centro da cidade) sai do aeroporto com intervalos de 20 minutos e te deixa no coração de Paris (Estação Châtelet), onde você consegue fazer conexão com toda a cidade, já que Paris é toda "cortada" por metrô e são poucos os hotéis que não estão localizados próximos a uma estação (atenção: não jogue o bilhete fora até sair da estação, pois sempre há fiscalizações); o serviço de ônibus também é super válido, há linhas que ligam o aeroporto ao Arco do Triunfo, bem no centro, mas não é a forma mais rápida, já que o aeroporto fica um pouco longe do centro da cidade; e o táxi.
Rica e famosa pela sua gastronomia não faltarão restaurantes para você degustar culinária do mundo todo, para todo tipo e gosto, preço e orçamento. Não precisa achar que vai gastar muito com alimentação.
Seus pontos turísticos são inesquecíveis, independente da forma que esteja viajando (com amigos,  namorado (a), esposo(a), família), a cidade irá te impressionar, pois cada canto tem seus encantos. O difícil será mencionar todos os lugares a serem visitados, mas para uma viagem de cinco dias apresentarei os lugares que poderão/deverão ser visitados e certamente deixarão um gostinho de quero mais Paris.

ONDE FICAR:

Paris é "lotada" de hotéis bons e com preços ótimos, basta uma pesquisa na internet e você achará algum que estará dentro do seu orçamento. Eu apenas tenho como dica importante escolher os que ficam dentro da região de Paris. A cidade é dividida em 20 regiões administrativas chamadas de "arrondissements", as quais são mais bem servidas de metrô. O ônibus na cidade também funciona muito bem, mas para os que têm dificuldade com a língua fica um pouco mais complicado. Já o metrô dispõe de mapas que facilitam o deslocamento pela cidade. Minhas experiências lá, mais uma vez, foram nos hotéis da rede Accor, os quais são bem localizados e oferecem ótimos preços e serviços, principalmente se desejar viajar no período de baixa temporada (meses de Março a Junho e de Setembro a Novembro).

O QUE FAZER:

Eu poderia até fazer um roteiro com dias e horas para ficar mais organizado, porém penso que férias e/ou viagem é algo que devemos curtir com um pouco mais de liberdade e fazer o que estamos mais interessados. Vou tentar mencionar os pontos turísticos com uma proximidade um do outro para que possa fazer uma programação diária e o que não for feito em um dia poderá ter uma continuidade em outro, sem problemas. Lembrando que muitos pontos turísticos de Paris demandam tempo para visitar.
Como muitas cidades na Europa, Paris também possui o serviço de ônibus turístico (site), que oferece uma visão geral da cidade e por ser cortada pelo Rio Sena, há também um serviço superinteressante que é o "barco" turístico que passeia pelo Sena e te deixa nos decks dos pontos turísticos próximos ao rio (site).

Basílica de Sacré Cœur: localizada na região de Montmartre é um dos pontos turísticos mais afastados e fica no monte Martre, o ponto mais alto da cidade. A basílica é extremamente linda por dentro, porém, não são permitidos fotos, e é aberta para visitação todos os dias de forma gratuita. É possível visitar a cúpula, o que lhe permitirá ótimas fotos da cidade. O acesso  a Basílica se dá por uma escadaria próxima ao metrô (Estação Anvers) e no bairro à sua frente há diversas lojas de souvenirs.
Sacre Coeur

La Défense: é o maior centro financeiro, moderno e movimentado de Paris. Seu grande arco, o Grande Arco de la Défense, possui 110 metros e altura e foi construído como símbolo de esperança e um futuro melhor. De fácil acesso,  é possível chegar ao bairro utilizando a mesma linha de metrô que passa sob a Avenida des Champs-Élysées.

La Défense

Arco do Triunfo: no coração de Paris e localizado numa das avenidas mais famosas e charmosas do mundo: a Avenida des Champs-Élysées - é indispensável! De lá você pode ver a Torre Eiffel sob um ângulo incrível. Inaugurado em 1836 em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, é possível visitar todos os dias, inclusive à noite, o que fará de suas fotos algo inesquecível!
Arc de Triomphe

Avenida des Champs-Élysées: a mais charmosa de todas, você pode passear por ela em direção ao Museu do Louvre e nesse percurso terá ótimas surpresas e lugares para ver e visitar como o Jardim das Tulherias, o Grand Palais e o Petit Palais, dois museus importantes de Paris que sempre tem uma exposição interessante.
Jardin des Tuileries

Musée du Louvre: ao sair da Av des Champs-Élysées passará  pelo Jardim das Tulherias ou "Jardin des Tuileries", chegando ao museu, um dos pontos mais visitados de Paris. Dentro do Louvre há diversas atrações (interessante consultar o mapa do museu), algumas pagas e outras gratuitas, daí vale decidir o que fazer (lembrando que para ver a Mona Lisa - A Gioconda - terá que pagar).
Musée du Louvre

Catedral de Nodre Dame: localizada na "Île de la cité"(uma ilha no Rio Sena) sua arquitetura gótica impressiona os que visitam até hoje. Com interior belíssimo seus vitrôs são verdadeiramente ricos, é também um passeio gratuito, porém para visitar as duas torres terá que pagar.

Catedral de Notre Dame

Galeria Lafayette: destino para os turistas que não dispensam umas comprinhas em suas viagens. Muito embora Paris seja um shopping a céu aberto, a galeria oferece 10 andares de de puro desejo ao consumo. Lá você encontrará de tudo, desde coisas para casa até roupas de grifes. Vale visitar!

Jardim de Luxemburgo: é o maior parque da cidade, possui uma rica diversidade de flores e árvores, ideal para um passeio à tarde para descansar e curtir um pouco do ar francês. Fica no 6º "arrondissement"  bem próximo da catedral de Notre Dame.
Le Jardin du Luxembourg

Torre de Montparnasse: localizada a algumas quadras do Jardim de Luxemburgo, a torre impressiona por ser o primeiro arranha-céu edificado na cidade de Paris, seu terraço conta com um café muito aconchegante e uma loja de souvenirs, paga-se para subir, mas nada que irá comprometer seu orçamento. Possui dois estágios, sendo o segundo mais interessante para fotos panorâmicas da cidade.
Tour Montparnasse

Torre Eiffel: principal cartão postal da cidade e também o mais visitado, a torre foi inaugurada em 1889 e até hoje é um dos pontos turísticos mais visitados no mundo. Podendo ser visitada tanto de dia quanto à noite. É bom reservar um pouco de tempo, pois em dias de muita procura, você poderá ficar até duas horas na fila e mais uma hora para conseguir chegar ao topo. Os preços variam de acordo com sua vontade, se desejar ir até o fim/topo o preço é mais caro.
                 
               Vista do Sena
Vista do Champ de Mars

Palácio de Versalhes: localizado na cidade de Versalhes, é um passeio para um dia inteiro, que no meu ponto de vista não poderá ser deixado de lado. Os trens saem da estação de Montparnasse e levam em média 45 minutos para chegar à cidade, lá o passeio por dentro do Palácio é uma verdadeira aula de história. Os visitantes geralmente ficam encantados com tamanha riqueza e grandiosidade do lugar. Também é um lugar pago, porém vale o preço da visita.

Espero que você possa Fly Away por Paris e se apaixonar pela cidade como muitos no mundo. Quando pensar em conhecer a Europa, eu indico a França como sendo o país de chegada, pois mesmo que sua viagem esteja apenas começando, Paris deve estar no "top list".



17 comentários:

  1. Cidade encantadora. Encantadora nos monumentos, na gastronomia e até na língua!!! Belíssimos registros!

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras pra dizer como Paris é encantadora... Amo muitoooo

    ResponderExcluir
  3. Ainda terei o prazer de conhecer Paris com vc, André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisando de dicas, estamos aí! E vamos combinar sim essa viajem!

      Excluir
  4. Incrível! A vontade de conhecer esse lugar só aumenta.

    ResponderExcluir
  5. Saudades de Paris. Não tem como não gostar de um lugar assim!

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas..fui em Novembro/1999..Antes da transição do ano 2000 estava um êxtase e um.apequena poeira de neve..Valeu pelas dicas!! Paris, Paris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Os meses de abril e maio são perfeitos para visitar!

      Excluir
  7. Adorei suas dicas..fui em Novembro/1999..Antes da transição do ano 2000 estava um êxtase e um.apequena poeira de neve..Valeu pelas dicas!! Paris, Paris!

    ResponderExcluir
  8. Paris não é a cidade dos meus sonhos , mais conhecê-la foi um "sonho" inenarrável ! Ela é realmente tudo isso que você falou meu amigo Andre ! J 'adore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ricardo, espero sempre contribuir com novas ideias de viagens! Grande abraço!

      Excluir
  9. Gente sonho tds os dias em visitar Paris e tenho certeza que um dia irei realizár o meu sonho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, planejando as coisas acontecem! Se precisar de mais dicas, entre em contato. Abraço!

      Excluir