segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Roma

Pizza ou Pasta? A Itália é um país que está presente na vida de quase todos nós. Seja nos grandes centros urbanos ou naquela cidadezinha do interior, sempre há um restaurante de pizza ou pasta (massas). Em alguns voos internacionais é comum ouvir o comissário, na hora do almoço ou jantar, perguntar como uma das opções: pasta? Mas não é só de gastronomia que vive a Itália, ela é também um país de lugares incríveis com um litoral de invejar e destinos para todos os gostos. Roma, sua capital, é uma das cidades mais desejadas pelos turistas, que pela sua riqueza arquitetônica e histórica, até hoje, deixa qualquer um de boca aberta já nos primeiros passos pela cidade.



Cortada pelo rio Tibre, Roma está localizada na região central da Itália e é considera uma das cidades mais importantes da história da humanidade e berço da civilização ocidental. A cidade é um grande centro arqueológico e atrai turistas de todos os tipos e países. Hoje ela é considerada a terceira cidade mais visitada da Europa.

Chegar a Roma não é difícil, pois a cidade é muito bem conectada com o mundo. Seu aeroporto internacional: o Leonardo da Vinci - Fiumicino, oferece uma ótima conexão com o centro da cidade. Para sair do aeroporto, além dos serviços de táxi e ônibus, a melhor opção é o trem, que vai direto para a Estação Roma Termini, no coração de Roma, com saídas a cada 20 minutos, sendo a maneira mais rápida e eficiente de conexão entre a cidade e o aeroporto.


Repleta de pontos turísticos e opções culturais, o tempo de estadia em Roma depende de cada tipo de turista, porém é possível visitá-la com facilidade e eficiência em um período de três dias. 
O metrô de Roma (site) funciona muito bem, porém, considero um pecado ir de um ponto turístico a outro andando de metrô. Se o destino for perto, vá a pé, pois irá se encantar com a arquitetura em cada esquina que passar, mas se o destino for longe, sugiro a compra de um ticket de ônibus turístico (há diversas companhias) e assim terá uma visão geral da cidade que possibilitará lindas fotos.

ONDE FICAR:

Como toda cidade turística, hotel é o que não falta na cidade, basta uma pesquisa na internet e encontrará o melhor para sua estadia. O metrô de Roma não abrange todos os principais pontos da cidade, mas vale verificar se seu hotel fica localizado próximo a uma estação. O ideal é estar localizado próximo ao centro de Roma ou próximo a alguma rota dos ônibus turísticos.

O QUE FAZER:

Coliseu: Lindo e imponente, o Coliseu, um dos principais cartões postais da cidade, teve sua construção iniciada em 72 dC. É imperdível, porém, sua visitação requer um pouco de tempo e paciência, pois as filas são relativamente grandes. Uma dica importante é tomar cuidado com vendedores ambulantes, pois alguns oferecem pacotes falsos.



Fontana di Trevi:  Linda e majestosa, porém conseguir um lugar para foto é quase impossível. A Fontana de Trevi fica localizada no centro histórico de Roma e é também um dos pontos mais visitados. Vale conferir.



Monumento a Vitor Emanuel: é um monumento a honra do primeiro rei da Itália, construído de puro mármore branco. Majestoso e imponente, sua visitação é gratuita, porém para visitar os museus internos é cobrado. Imperdível!



Castel Sant'Angelo: localizado às margens do Rio Tibre, hoje é um museu. Não deve deixar de visitá-lo, pois de seu terraço é possível ter uma visão geral da cidade e ver o domo superior da Catedral de São Pedro.




Palatino: localizada próximo ao Coliseu, o Palatino é uma das sete colinas de Roma e é considerado um museu a céu aberto. Sua visitação é paga, mas vale visitar e verificar as ruínas de uma das  civilizações mais antigas do mundo.


Panteão: uma combinação de história e arquitetura, o início de sua construção data de antes de Cristo, o Panteon está localizado no coração de Roma e sua entrada é gratuita. O maior destaque é para sua cúpula redonda que permite a entrada da luz natural.

Restaurantes: por onde você andar em Roma você encontrará um típico restaurante de pasta (massas) e/ou pizza, o ideal é verificar o que mais está apropriado ao seu turismo. Minha experiência foi num restaurante que fica na esquina da Piazza del Risorgimento com o muro do Vaticano, um restaurante simples, preço justo e com um atendimento exemplar.

Vaticano ou Cidade do Vaticano: é um enclave dentro da Cidade de Roma e é considerado o menor país do mundo com 0,44 km². Visitar o Vaticano requer paciência e tempo, pois sua entrada é bem rigorosa por conta do controle de armas, mas vale visitar! A grandiosidade de sua construção encanta a todos os visitantes. A capela Sistina, a Piazza San Pietro, Museu Vaticano e a Basílica di San Pietro são os principais pontos de interesse, recomendo deixar um dia somente para visitar esse pequeno país.




Espero que o Fly Away tenha contribuído para despertar o desejo de conhecer umas das capitais mais culturais do mundo.


Galeria de fotos:












7 comentários:

  1. Caríssimo André, não me canso de visitar Roma, como vc bem retratou a cidade tem belíssimos pontos turísticos que retratam o começo da nossa civilização ocidental. Amo a Itália que está muito além da famosa gastronomia, como vc bem retratou. Contudo, os quitutes italianos sempre é motivo para referenciar as grandezas daquele país. Parabéns pelo seu post que sempre nos faz viajar com as descrições detalhadas sobre cada cantinho dos lugares que nos mostra com muita propriedade. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luiz! Que bom que você gostou! Realmente é uma cidade incrível, fico encantado todas as vezes que passo por lá!

      Excluir
  2. Muito boas fotos! Conhecendo a primeira Roma podemos ter uma noção de onde veio a inspiração para a construção da Terceira Roma.

    ResponderExcluir
  3. Nunca me veio vontade de visitar a Itália, até agora. Seu post faz o país parecer bem mais interessante do que via antes. Parabéns pela publicação e pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alan, tem que visitar um dia! É uma cidade encantadora.

      Excluir