quarta-feira, 12 de abril de 2017

Moscou

Добро пожаловать! Imaginem chegar a um aeroporto ou em uma estação de trem e ver essa escrita sem saber o que quer dizer.  "Bem-vindo" em russo, é o que significa. A Rússia, o maior país do mundo, e, devido a sua extensão territorial (17.098.242 km²), tem uma parte do seu país situada no leste europeu e a maior parte no norte da Ásia. Chegar ao país, que possui um alfabeto diferente, frases que não entendemos e aquelas conversas "estranhas", causa um "certo" frio na barriga, pois, desde o salão de imigração a sua chegada ao hotel, a língua desperta curiosidade. Mas visitar a Rússia é algo incrível e diferente de tudo que você já visitou! Certamente sentirá seu espírito aventureiro aflorar em imaginar tanta história e cultura diferente em um país que aos poucos vem conquistando o turismo e agradando muitos que por lá passam. O alfabeto é uma versão moderna do alfabeto cirílico, embora seja diferente não é considerado o mais complicado do mundo para se aprender. Moscou, ou Moscovo, é a capital e a cidade mais populosa da Rússia. Cortada pelo rio Moscova, a cidade está cada vez mais presente nos destinos de muitos viajantes. Sede da Copa do Mundo de 2018, a Rússia está se preparando para receber turistas de todo o mundo. 




Chegar a Moscou não é difícil, o Brasil possui acordo diplomático com a Rússia e os brasileiros não precisam de vistos para entrar. Os voos para Moscou, saindo do Brasil, fazem conexão em alguma cidade da Europa, que em sua maioria oferecem voos diários para a capital russa. A cidade possui três principais aeroportos, o Domodedovo, o Sheremetyevo e o Vnukovo, todos internacionais, e são conectados ao centro da cidade através do Aeroexpress (site) - trens muito confortáveis que oferecem tranquilidade e segurança.



O metrô de Moscou possui uma das maiores malhas metroviárias da Europa, inaugurado na Era Stalin, em 1935, inicialmente com duas linhas, hoje conta com 12 linhas e 206 estações, que são em sua maioria uma atração a parte, pois são lindas e majestosas, parecendo um grande salão de palácio. Moscou possui uma população em torno dos 12 milhões, logo, as estações encontram-se sempre cheias. Os vagões, com uma roupagem militar, são antigos, porém rápidos. Por ser a mega cidade mais ao norte do planeta, Moscou é considerada uma das capitais mais frias do mundo, e para os amantes de neve, não precisa ir na estação mais fria para poder curtir aqueles floquinhos caindo em seu rosto; um passeio na baixa temporada nos meses de outubro e novembro, é possível curtir um pouco de neve. O que para os turistas oriundos de países quentes é uma atração a parte, e para quem não gosta de frio, o melhor período são os meses de maio a agosto.

ONDE FICAR:

Como todo grande centro urbano, a cidade possui hotéis incríveis e para todo tipo de turismo, sendo ideal verificar (com ajuda de um mapa) aquele que fica mais próximo de uma estação de metrô, porém se estiver com uma folga financeira, os táxis por aplicativo funcionam muito bem e apesar de muitos não falarem Inglês ou Francês, o aplicativo já ajuda sua vida no que se refere a destinos. Minha experiência foi no Ibis Paveletskaya, localizado próximo a duas estações de metrô, o hotel atende bem aos turistas que buscam conforto e qualidade.

O QUE FAZER:

Moscou é uma cidade que só em fazer um passeio de carro, "já está valendo", ou seja, a grandiosidade de suas construções impressiona. Mas nem tudo está em torno da Praça Vermelha. Moscou tem muito mais a oferecer: teatros, museus e lindos parques. Três dias na cidade são suficientes para curti-la. Andar pela cidade tentando decifrar o que as placas indicam por vezes é divertido e embaralham nossa mente, mas certamente é uma grande aventura. Abaixo, algumas dicas às quais você não deve deixar de incluir no seu roteiro:


Praça Vermelha: sem dúvida o principal ponto turístico da cidade e cartão postal. Localizada no coração de Moscou, a Praça Vermelha concentra diversos pontos de interesse: o Kremlin (que já foi uma fortaleza, hoje é a residência oficial do presidente da Rússia), o Museu Histórico do Estado, a Catedral de São Basílio e Gum (um shopping center de grande estilo e onde se encontram as grandes marcas). Para chegar é fácil, as principais linhas de metrô passam embaixo da praça. Reserve uma tarde ou um dia inteiro para este ponto, pois depois de tirar fotos incríveis, um passeio no Gum completará seu dia.


Teatro Bolshoi: localizado relativamente próximo a Praça Vermelha, sua grandiosidade impressiona e faz jus ao nome: Bolshoi, que em russo, significa grande. Uma visita no teatro que possui uma das companhias de balé mais famosas do mundo é imperdível.


Catedral de São Basílio: a catedral faz parte do complexo da Praça Vermelha, e é um passeio a parte. Linda e majestosa, a catedral renderá lindas fotos.


Metrô: o metrô de Moscou é conhecido por muitos por suas estações majestosas e ricas em arquitetura. São verdadeiras obras arquitetônicas em baixo do solo, vale a pena perder um dia para visitar o máximo de estações possíveis, já que o preço do ticket não é caro.



Centro Financeiro
: o antigo e o moderno em perfeita harmonia! O centro financeiro de Moscou também conhecido como Moscou-City, é moderno em cima e em baixo do solo, os arranha-céus são incrivelmente altos e futuristas e suas estações de metrô são modernas, estando em paralelo com a grandiosidade dos prédios mais antigos e expressando em alto estilo sua riqueza. Nessa região há diversos shoppings centers, ideais para uma comprinha.



Rio Moscova: um passeio pelas suas margens é extremante agradável, o que permite admirar grandes prédios históricos da cidade. No inverno, normalmente congela, vale conferir!


Ostankino TV Tower: um pouco afastada do centro da cidade, a vista da torre, que foi inaugurada em 1967, é deslumbrante. É um passeio importante no seu roteiro, porém, é necessário verificar as restrições a visitantes antes de sair do hotel. O meio de locomoção ideal para visitá-la é o táxi.  


Seja do menor ao maior país do mundo, o Fly Away vai levar e fazer você descobrir lugares incríveis, sempre com preços acessíveis.

Cпасибо! Obrigado, em russo!


Extras:










12 comentários:

  1. Lindo...obrigado pela historia de seu viaje na Rusia- Moscú. Mas, vc nao falo, Moscu tem mar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo, não tem mar não, somente nas cidades litorâneas, mas é muito frio!

      Excluir
  2. Fantástico seu post. Você resumiu muito bem os encantos da linda Moscou. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Toda vez em ouço falar em Moscou só me vem a mente essas cúpulas redondas meio ponteagudas, coloridas, desse que me parece castelo, tão magestoso.
    Muito lindo!

    ResponderExcluir
  4. Fantástica! Moscou é uma beleza só... Um sonho para visitar, e com as dicas que deu, não tem como não aproveitá-la em alguns dias. Excelente abordagem, André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Que bom que gostou, fico feliz pelo seu comentário!

      Excluir