terça-feira, 17 de maio de 2016

Curitiba

Considerada uma das capitais brasileiras que possui um dos melhores sistemas de transporte coletivo, Curitiba é muito bem estruturada para se fazer turismo. Desde a sua chegada, seja por via terrestre ou aérea, a cidade está preparada para te receber. Os voos para Curitiba geralmente possuem bons preços, principalmente se saírem das capitais do Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, considerado o principal, fica localizado na cidade de São José dos Pinhais e está aproximadamente 20 km do centro de Curitiba e lá você dispõe de um sistema de "shuttle" que te levará aos principais pontos da cidade (ver preço e horário). Você pode também optar por táxi, porém não é a opção mais em conta.

Universidade de Curitiba


Ficar em Curitiba é extremamente agradável, seja qual época do ano, a cidade oferece programações diversificadas e os pontos turísticos em sua maioria ficam disponíveis o ano inteiro. Com amigos ou numa viagem romântica a cidade é perfeita para passar em média quatro dias e não faltarão programações gastronômicas, culturais ou turísticas.

O sistema de transporte turístico é extremamente eficiente, com ele você consegue visitar todos os principais pontos interessantes da cidade, sem se preocupar com tempo e gastos extras, geralmente é o mais utilizado pela maioria dos turistas. Nos diversos pontos espalhados pela cidade a linha de turismo  facilita a vida de quem não conhece a capital, mas lembre-se que o sistema de transporte turístico não funciona às segundas feiras. 

ONDE FICAR

Na região central de Curitiba estão localizados os melhores hotéis com os melhores preços, o que facilita a utilização do ônibus de turismo. Alguns turistas preferem ficar na rua das flores (Av. XV de Novembro) no Centro de Curitiba, porém os hotéis mais em conta ficam alguns quarteirões do Centro. Minha preferência é o Ibis Budget (Rua Mariano Torres) localizado a uns 100 metros do Mercado Municipal de Curitiba, que é ideal para garantir as refeições de sua hospedagem. Lá você encontrará no primeiro piso os quiosques vendem diversas iguarias e os restaurantes que ficam no segundo piso têm uma diversidade grande de pratos típicos. Vale conferir!


O QUE FAZER

Seja um final de semana prolongado e/ou programado, quatro dias é um tempo ideal para curtir a capital paranaense, principalmente se você conseguir programar seus dias com os pontos turísticos que a cidade oferece. O roteiro que o ônibus de turismo faz é perfeito e segue uma logística que nos permite programar nosso tempo e escolher os lugares de nossa preferência. Abaixo indico os lugares imperdíveis:

Região central: o centro de Curitiba você pode visitar a pé mesmo, não há necessidade de utilizar o ônibus de turismo, pois os principais pontos você encontra geralmente de uma quadra a outra. A rua florida é um calçadão bem cuidado e repleto de flores (por isso o nome). Lá você encontra diversas lojas e também o Palácio Avenida - Teatro HSBC, que todo fim de ano tem o Coral de Natal. Próximo, ainda, você encontra a Catedral Metropolitana na Praça Tiradentes, o Paço da Liberdade onde possui uma cafeteria super agradável.

Rua das Flores

Jardim Botânico: criado em 1991, incrivelmente arquitetado, com jardins inspirados nos jardins franceses, contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por uma estufa metálica com vidros. É considerado um dos principais cartões postais da cidade, sendo assim imperdível sua visita. Os parques que compõem o Jardim Botânico são perfeitos para uma caminhada ou um passeio romântico.



                                                                    Jardim Botânico

Museu Oscar Niemeyer (MON): inaugurado em 2003, sua arquitetura lembra um olho, e é sem dúvida, uma das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o MON fica localizado no centro cívico, onde ficam as sedes dos poderes do Estado do Paraná e a prefeitura. Imperdível!

 MON

Ópera de Arame: fica no bairro de Abranches, é uma estrutura tubular com uma arquitetura impressionante e faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski que abriga todos os tipos de espetáculos, junto possui um lago com diversos tipos de peixe que lhe renderá ótimas fotos.




Ópera de Arame

Parque Tanguá: Surpreendente pela sua beleza, o parque possui caminhos que permitem conhecê-lo por completo, na parte superior você encontra um mirante que permite um visual incrível do bairro a sua frente e permite observar algumas Araucárias - vegetação típica da região.

Parque Tanguá

Parque Tingui: fica na região norte da cidade, onde encontramos o Memorial Ucraniano, e é ideal para um passeio à tarde com um espaço rico em vegetação e um lago central, é ideal para curtir com as crianças, amigos ou fazer aquela caminhada de fim de tarde. Imperdível!

Torre Panorâmica: fica no bairro das Mercês;, é uma torre que serve de suporte às telecomunicações e possui um salão enorme que permite ter uma visão geral da cidade em 360 graus. Por ter sido privatizada, hoje pertencendo a Oi, é um dos poucos pontos turísticos pagos na cidade, mas nada que afetará seu orçamento (R$5,00 valor em 13/05/2016).

Curitiba - Vista da Torre Panorâmica

Santa Felicidade: Um bairro formado por colônia italiana é ideal para um passeio com mais tempo, pois lá você encontrará diversos restaurantes de comida italiana (vá com fome, pois todos são bem servidos), vinícolas (com direito a degustação) e diversas lojas de souvenirs. Sua arquitetura remete às casas italianas e certamente você fará lindas fotos.

Como falei anteriormente a cidade de Curitiba é muito bem estruturada para receber seus turistas, certamente você encontrará outros cantos da cidade para visitar os quais não foram mencionados no meu blog. Para os que gostam de compras em suas viagens, o Shopping Mueller continua sendo a melhor opção. A prefeitura disponibiliza um site que também o ajudará obter mais informações. O ideal é você FLY AWAY pela cidade e descobrir o "cantinho" que mais lhe agrada.









14 comentários:

  1. Me deliciei com as dicas, fui rapidamente a Curitiba e lendo sobre os pontos turísticos que não conheci, só aumentou ainda mais o desejo de retornar em breve e apreciar com calma a capital paranaense!
    Parabéns pela postagem, é sempre um prazer acompanhar suas publicações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tem que voltar, para um passeio ou quem sabe uma lua de mel!

      Excluir
  2. Espero um dia poder ir muito lindo esse lugar. Muito legal essas dicas André. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é só planejar que dá certo! Precisando de dicas, me procure.

      Excluir
  3. Valew pela indicação meu amigo . A partir da leitura de hoje já vejo Curitiba com outros olhos . Obrigado (!)

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post andré.Ja está na na minha progamação.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post andré.Ja está na na minha progamação.

    ResponderExcluir