terça-feira, 15 de novembro de 2016

Barcelona

"Barcelona, I still long to hold her once more, ..." - George Ezra. Foi assim que me senti quando deixei uma das cidades mais encantadoras que já visitei. Na realidade preciso confessar: foi uma surpresa incrível. Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e a maior cidade catalã. Localizada na costa do Mediterrâneo, sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 1992, transformando-a em uma cidade extremamente acessível e bem conectada. Sua arquitetura é realmente algo que se deve admirar, é impossível andar por suas ruas sem dar uma esticadinha no pescoço e olhar a diversidade e a singularidade de cada prédio que formam os quarteirões de uma cidade planejada e bem distribuída. Barcelona é também um centro de arte à céu aberto, com diversas obras e muitas delas de seu mais famoso arquiteto Antoni Galdí, que fazem parte do Modernismo catalão e muitas estão espalhadas pela cidade.




Barcelona tem um clima mediterrâneo, o que faz dela um lugar atrativo para os turistas que buscam o calor da Europa acompanhado de uma cidade que é repleta de atrações culturais, gastronômicas e  noturnas. Mesmo no frio a cidade também é um excelente destino. A moeda é o Euro, então fazer o câmbio fica fácil, pois pode ser feito no seu país de origem.
Chegar a Barcelona não é difícil, o Aeroporto de Barcelona-El Prat (site) é o aeroporto que liga a cidade ao mundo. Porém, muitas companhias fazem conexões em sua cidade "hub", onde as empresas aéreas têm a sua base. O aeroporto está localizado a 10 km do centro da cidade, muito bem conectado, você pode deixá-lo de diversas formas: táxi, ônibus e metrô. A cidade possui uma malha metroviária de invejar e dependendo do horário que você chegar ao aeroporto, a melhor forma de seguir ao seu destino é o metrô (fácil, seguro e bem estruturado).
Devemos também dar destaque para a estação rodoviária, a Barcelona Nord, localizada próximo ao Arc de Triomf,  possui conexão com diversas cidades europeias e com ônibus saindo em diversos horários.



ONDE FICAR

Seja com amigos, família ou até mesmo em lua de mel, Barcelona tem hotéis para todos os tipos de turismo. No meu ponto de vista, é impossível falar qual o melhor lugar para ficar, pois com uma malha metroviária de 12 linhas e 180 estações, sempre haverá um metrô próximo ao seu hotel. E ainda assim, se o hotel ficar um pouco longe de alguma estação, você poderá utilizar os serviços de ônibus que são novos e possuem uma grande diversidade de linhas, além de não ficarem lotados. Minha experiência mais uma vez foi no Hotel Ibis Santa Coloma (site), que oferece o melhor custo benefício, possui também quartos triplos e duas linhas de metrô em sua proximidade (linha 1 e linha 9), ligando-o a diversos pontos históricos da cidade.

O QUE FAZER:

Barcelona é uma cidade repleta de atrações, e como todas são bem requisitadas, o ideal é se programar bem para poder conhecer essa cidade encantadora. Eu acredito que uma semana seja um tempo bom para ficar na cidade e se encantar com suas atrações turísticas. Contudo, se você estiver de passagem ou com o tempo corrido, a melhor forma de ter uma visão geral da cidade é usar os serviços de ônibus turístico - o Barcelona Bus Turistic (site). Vou mencionar alguns dos lugares que visitei e acredito que sejam os mais importantes.

La Sagrada Família: umas das grandes obra de Antoni Gaudí e um dos principais cartões postais de Barcelona, sua visita é indispensável. Minha dica é visitar o site e comprar seu ingresso com antecedência, pois pode chegar lá e os mesmos estarem esgotados. O acesso é muito fácil: metrô linha 2 ou linha 5.Vale separar uma tarde do seu dia para se encantar com a riqueza de detalhes desse templo católico que vem sendo construído desde o século passado, e que até hoje encanta multidões.


Parque Güell:  outra relíquia de Barcelona! Localizado no distrito de Gràcia, o parque Güell é também um dos destinos mais visitados da cidade. Considerado Monumento Histórico Artístico da Espanha, é lá que se encontra a Casa-Museu Gaudí, com um acervo de impressionar. A estação de metrô mais próxima é a Lesseps, linha 3.

 



La Rambla: uma grande avenida onde se concentram diversos restaurantes, lojas, museus e teatros. Passear pela La Rambla é como visitar o mundo em algumas horas pois a diversidade de turistas impressiona. Para chegar lá basta acessar o metrô linha 3 e descer na estação Liceu.


El Gòtic: localizado no centro histórico de Barcelona, o El Gòtic é um bairro gótico que se diferencia de tudo que há na cidade e também de muitos outros lugares do mundo. Lá você encontra diversos restaurantes, lojas de souvenirs e muitos pontos turísticos. Um dos pontos mais visitados é a Catedral de Barcelona, construída entre os séculos XII e XV, sua visita é indispensável.


Casa Batlló: uma outra obra do arquiteto Antoni Gaudí, localizado no Passeig de Gràcia (um avenida chic e com diversas lojas de grifes, no bairro mais modernista de Barcelona). Lá você encontra diversas relíquias indispensáveis ao seu acervo turístico.

L'Aquarium de Barcelona: o Aquarium de Barcelona (site) possui uma grande diversidade de espécies marinhas, no primeiro piso há um aquário central (enorme, lindo e bem estruturado), e outros diversos aquários menores com espécies raras oriundos das regiões de corais. Na parte superior encontramos um aquário de arraias e outro grande aquário de peixes de água doce, possuindo diversas espécies de rios brasileiros. Vale conferir!


Barceloneta Beach: ideal para aquele passeio de fim de tarde curtindo um entardecer encantador e admirar a grandiosidade do Mar Mediterrâneo, com seu azul de invejar. Sob o calçadão da Praia há diversos restaurantes. Lá perto você encontra também a vila olímpica, porto olímpico e diversos pontos interessantes para fotos incríveis.



Arc de Triomf: localizado nas mediações do Parc de la Ciutadella, o Arco do Triumfo de Barcelona é uma construção do ano de 1888 que representava a porta de entrada da Exposição Universal realizada na cidade. Hoje, um dos principais pontos turísticos da cidade. Imperdível!


Teleférico de Montjuic:  localizado no Montjuic e construído no ano de 1970 (site). Sua visita é indispensável, pois o teleférico lhe proporcionará uma visão panorâmica da cidade de Barcelona. Durante o passeio você aprecia uma vista da cidade por uma perspectiva diferente, do alto. É possível ver algum dos principais pontos turístico,  como as torres da Sagrada Família.


Montserrat: é considerado a montanha mais importante da Catalunha, localizado a 50km de Barcelona, visitar Montserrat é indispensável em seu passeio pela cidade, seja ele longo ou curto. A melhor forma de chegar lá é através de trem, e a estação de partida fica na Plaça de Espanya, com saídas de hora em hora. O ideal é combinar o ingresso do trem com o funicular, os quais são vendidos na própria estação, tentar chegar pela manhã e aproveitar todas as diversas atrações que o local oferece. Um dos mais esperados é o Coral de Meninos de Montserrat, que acontece diariamente às 13 horas.


Andorra: um pequeno país catalão localizado nos Pirineus entre Espanha e França, oficialmente chamado de Principado de Andorra. Visitar esse pequeno país se faz necessário! É considerado um paraíso fiscal, logo para os amantes de compras, não pode deixar de visitá-lo. Chegar lá é bem tranquilo, basta pegar um ônibus (site) na Barcelona Nord (estação de ônibus) e após três horas você chega a Andorra-a-Velha, capital do país. Um dia é suficiente para visitá-lo, porém é necessário acordar cedo, pois os ônibus saem pela manhã e retornam no final do dia.


Certamente você encontrará outros diversos lugares para visitar em Barcelona que te deixarão encantado. Estou ansioso para Fly Away novamente por essa cidade incrível e descobrir novos encantos.


4 comentários:

  1. O lugar realmente é fascinante.... E digo que é pra se voltar mais vezes... Bela dica

    ResponderExcluir
  2. Perfeita a linda Barcelona. Você acertou em cheio incluir essa maravilha para visitarmos. Parabéns pelo post!👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir