sábado, 7 de maio de 2016

Lisboa

Pastéis de Belém ou sardinha portuguesa? Às margens do Rio Tejo, Lisboa é considerada como um dos melhores destinos na Europa. Com uma diversidade de atrações turísticas, culturais e gastronômicas, é possível chegar a Lisboa por diversas capitais brasileiras com voos TAP. Porém uma dica bastante legal é aproveitar as promoções de passagens aéreas de companhias que possuem hub (base) na Europa, assim você consegue programar um "stopover" - um tipo de escala longa - que nas maiorias das vezes permite visitar a cidade onde está sendo feito a escala e em alguns casos até pernoitar, permitindo assim "colecionar" mais um carimbo no seu passaporte sem custos adicionais com passagens aéreas. Eu, particularmente, prefiro esse tipo de voo. Não sendo uma regra, mas os voos que fazem escalas na Europa geralmente tem essa possibilidade. A Europa é encantadora e rica em cultura, sendo difícil falar por qual país começar a sua exploração. Mas, dentre todos, Portugal é, sem dúvida, o país que apresenta o melhor custo benefício para os brasileiros que geralmente sofrem com o câmbio alto, e para quem ainda tem o "medinho" de viajar, o idioma é o "carro chefe" para perder esse medo.
O aeroporto de Lisboa é perfeito, possui uma estação de metrô praticamente embaixo do saguão de desembarque o que facilita acesso a quase todos os pontos da cidade. São quatro linhas muito bem interligadas e distribuídas principalmente pelo centro da cidade (ver mapa). Você pode optar também por autocarros (como é chamado ônibus em Portugal), ou por táxi (que custam em média €10/12 até o centro).
Mantendo a dica da "antecedência", em Lisboa é possível hospedar-se bem com preços justos.

Lisboa


ONDE FICAR

Os hotéis em Lisboa, em sua maioria, estão estrategicamente localizados próximo a alguma estação de metrô, que geralmente nos leva aos principais pontos turísticos e faz conexão com as linhas de trem. Eu ,particularmente, prefiro os hotéis da rede Accor, que possuem em média preços em torno de €50 e estão espalhados por toda a cidade. Minha última experiência foi no Mercure, que fica na Av. José Malhoa, localizado próximo à estação do metrô do Jardim Zoológico, no bairro Campolide, um bairro tradicional e charmoso. 
Ficar levemente afastado do centro, nos permite conhecer a "cara" da cidade, e isso é um dos principais objetivos que podemos buscar numa viagem a outro país.

O QUE FAZER

Numa cidade que possui uma variedade enorme de programas culturais, principalmente museus, fica difícil falar o que fazer, mas certamente posso falar o que não devemos deixar de fazer! Como já mencionei o metrô possibilita levar em diversos pontos turísticos. Contudo a cidade possui outros pontos distantes de algumas estações de metrô, é aí que entra o sistema de autocarro turístico (City Sightseeing ou Hop on Hop off), que possuem rotas distintas e são bastante úteis.

Oceanário de Lisboa: no meu ponto de vista, uma das melhores atrações de Lisboa! Fica localizado às margens do Tejo e você pode programar um bom tempo para esse lugar, o qual possui um enorme aquário, com uma biodiversidade incrível. Há também o aquário reservado às tartarugas, incrivelmente projetado. Possui locais para souvenirs e bar para lanches. O Oceanário fica no Parque das Nações, um local bastante cultural com diversas opções de lazer, como o Pavilhão de Portugal - Expo98 (lindo por sua arquitetura), o Pavilhão do Conhecimento e a Feira Internacional de Lisboa. 


                                                                 Oceanário

Pavilhão de Portugal



Torre de Belém: localizada à margem direita do rio Tejo, um monumento medieval imperdível. Do alto da torre temos uma vista incrível da cidade e do rio. Sua arquitetura reflete influências islâmicas fazendo da torre um monumento ímpar com seus arcos e cúpulas ricamente bem arquitetadas.

Torre de Belém


Monumento aos Descobrimentos:  próximo à torre de Belém, construído em 1940, tem formato de caravela, à sua frente fica a rosa-dos-ventos,  faz referência aos descobrimentos portugueses.

Monumento aos descobrimentos

Teleférico da Expo: projetado às margens do Tejo e localizado no Parque das Nações, o Teleférico, com seus 1000 metros de extensão, permite um passeio incrível e um visual lindo do rio que lhe permitirá fotos da cidade por uma perspectiva moderna.

Teleférico da Expo


Mosteiro dos Jerônimos: localizado na região de Belém, incrivelmente  construído no século XVI, (no ano de 1501) possui uma arquitetura manuelina (um estilo decorativo desenvolvido no reinado de D. Manuel I) que  te renderá lindas fotos, sendo possível visitação.

Mosteiro dos Jerônimos

Praça do Comércio: localizada no centro de Lisboa, é um local ideal para curtir durante o dia e aproveitar para tomar um café em um de seus diversos restaurantes. Essa região possui diversos museus (Museu do Dinheiro, Museu da Cerveja, entre outros). De frente para o rio você encontra o cais das Colunas, cujo o pôr do sol é incrível.


Praça do Comércio


Marquês de Pombal: um lindo parque também próximo ao centro e com uma ótima vista da cidade, para chegar no parque, passamos pela Av. da Liberdade onde o calçadão central merece uma atenção especial, pois as pedras portuguesas formam desenhos encantadores. Geralmente os autocarros possuem ponto de partida nessa praça (estação de metrô Marques de Pombal).

Parque Marquês de Pombal

Praça do Rossio: conhecida também como região do Rossio, fica na Baixa Lisboa bem no centro da cidade, onde encontramos os pontos mais tradicionais e a arquitetura portuguesa se faz mais presente.

Praça do Rossio

Castelo de São Jorge: um dos pontos mais altos da cidade, o castelo permite visitações e de lá podemos ter uma visão geral da cidade. Possui uma arquitetura medieval, porém o castelo sofreu diversas remodelações, pois no início do século XX estava em ruínas.

Jardim Zoológico: um pouco mais afastado, localizado no bairro de Sete Rios. É um lugar imperdível! Com sua variedade de animais não deixa a desejar. Um dos grandes destaques do Zoo é o teleférico dentro do jardim, que permite uma perspectiva diferente do zoológico e também uma vista do bairro ao redor.

Zoológico de Lisboa

Bairro do Alto: É a parte mais histórica de Lisboa e mais movimentada, tanto de dia quanto à noite. Durante o dia você pode apreciar aquelas ruelas incríveis e pitorescas, subindo de bondinho e apreciando a vida dos moradores do bairro do Alto, tornando o passeio mais interessante. À noite é o local mais badalado de Lisboa, onde algumas casas se transformam em bares e restaurantes e outras em pubs, ideal pra curtir sábado à noite com amigos e prestigiar a noite lisboeta.

Bondinho 


Alcântara: Outro ponto também bastante badalado de Lisboa, durante o dia você pode apreciar a vista do bairro Alcântara, que fica atrás das docas, e também curtir a imensidão da ponte que o liga ao bairro Almada. Você pode almoçar em um dos diversos restaurantes que oferecem uma culinária  bem diversificada. À noite há diversos restaurantes se transformam e pubs, permitindo assim uma noite descontraída e agradável aos turistas.

Ponte 25 de Abril

Compras: Lisboa é muito bem abastecida de lojas e shopping centers, na Av. da Liberdade estão localizadas as grandes "brands". No Parque das Nações você encontra o shopping Vasco da Gama: lindo, moderno e com ótimas lojas e diversos restaurantes (estação metrô Oriente). Com uma arquitetura mais conservadora, o centro comercial Colombo é outro shopping em Lisboa (estação Colégio Militar/Luz) que se destaca pela sua grandiosidade e número de lojas.

Cascais: É uma vila portuguesa no distrito de Lisboa, um balneário de águas claras e falésias lindas. O distrito também possui diversos museus e é de fácil acesso. Pelo Cais do Sodré, em Lisboa você pode pegar um comboio (trem) e em trinta minutos chegará em Cascais, numa viagem às margens do Tejo apreciando um visual bucólico. Lá, o ideal é fazer o passeio pela cidade à pé, visitando lojas locais de artesanatos e souvenirs.






Cascais

Eu tenho certeza que você irá descobrir outros locais incríveis em Lisboa. E se optar por visitar museus levará uma vida, pois a cidade tem de todos os tipos e curiosidades.  Fly Away por Lisboa e depois me conte o que você descobriu de diferente.




MOEDA: EURO
FUSO HORÁRIO: UTC 0
LÍNGUA OFICIAL: PORTUGUÊS

 
 


37 comentários:

  1. Muito bonito os pontos turísticos, cidade e roteiro, ideal para férias!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito os pontos turísticos, cidade e roteiro, ideal para férias!

    ResponderExcluir
  3. Dica muito boa, esse ano estou indo para Barcelona, certamente ano que vem já tenho uma opção garantida! Texto muito bem redigido!! Show!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, é essencial na hora de escolher pra onde ir, ter dicas de roteiros e de alguém com um olhar tão sensível e perspicaz, o conteúdo do blog está excelente.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigado! Grande beijo!
      Precisando de alguma dica, só conectar!

      Excluir
  6. Gostei muito. Rico em detalhes e sugestões de hospedagem e passeios. Nada melhor as dicas de quem já foi no local e o ano também da viagem, pois as coisas mudam rapidamente. Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito. Rico em detalhes e sugestões de hospedagem e passeios. Nada melhor as dicas de quem já foi no local e o ano também da viagem, pois as coisas mudam rapidamente. Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  8. Adorei.Proximas ferias,quem sabe!bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rita, será uma experiência incrível. Uma cidade muito linda.

      Excluir
  9. Lindo! Lugar belíssimo para realizar a viagem dos sonhos. Quem sabe comemoro as minhas Bodas de Prata. Seria uma segunda Lua de Mel inesquecível. Gostaria de umas dicas suas. Por onde começar a planejar essa viagem? Qual seria a melhor maneira para pagar uma viagem dessa? Conto com as suas dicas e experiência nesse assunto André Genuino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Débora, vou fazer um planejamento e te mando por e-mail. Obrigado pelo comentário. Grande beijo.

      Excluir
    2. Ok Débora, vou fazer um planejamento e te mando por e-mail. Obrigado pelo comentário. Grande beijo.

      Excluir
  10. André, achei realmente muito bem redigido e muito completo, com dicas sobre tudo! Arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Em breve teremos novas postagens, acompanhe!

      Excluir
  11. Lindo meu amigo... excelente dicas... Fotos incríveis parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz em poder contribuir com ótimas dicas de viagens!

      Excluir
  12. Hola, este verano estuve en Recife en playa Boa Viagem y vi en un edificio una replica del monumento a los descubridores. muchas gracias por la información.

    ResponderExcluir
  13. Hola, este verano estuve en Recife en playa Boa Viagem y vi en un edificio una replica del monumento a los descubridores. muchas gracias por la información.

    ResponderExcluir

  14. Adorei o Blog, super completo, me ajudou muito!
    Minha próxima viagem já está garantida com o Andre Genuino.

    ResponderExcluir
  15. Belíssimo lugar, sempre a câmera do fotógrafo expressa algo dele....fuça difícil ser imparcial as histórias, clima, paisagem...Parabéns. Já indiquei para uma amiga que está hoje lá em férias. Gde Abraço. ..continue

    ResponderExcluir
  16. Belíssimo lugar, sempre a câmera do fotógrafo expressa algo dele....fuça difícil ser imparcial as histórias, clima, paisagem...Parabéns. Já indiquei para uma amiga que está hoje lá em férias. Gde Abraço. ..continue

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir