sábado, 23 de julho de 2016

Rio de Janeiro

"O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo..."! A cidade maravilhosa é um dos destinos mais incríveis do mundo, permitindo aos turistas curtir diversos tipos de turismo. Consagrado por suas belezas naturais (mar, montanhas e florestas), que estão sempre em harmonia com a cidade e com a vida urbana, o Rio possui a maior floresta urbana do mundo: a Floresta da Tijuca. Chegar ao Rio de Janeiro é bastante funcional, visto que existem voos diretos para a capital fluminense das principais cidades do mundo. A cidade oferece dois aeroportos: o Santos Dumont (site), localizado no centro com voos nacionais, e o Antonio Carlos Jobim - Galeão -  (site), com voos nacionais e internacionais, que após sua última reforma, ficou mais bonito, funcional e com mais conforto. O Aeroporto Santos Dumont possui transfers para diversos pontos da cidade e atualmente conta com serviço de VLT (Veículo leve sobre trilhos), que conecta o aeroporto à rodoviária da cidade. Já o Aeroporto Internacional conta com o serviço do BRT (Bus Rapid Transit), mas não o conecta a todos os principais pontos da cidade, sendo o táxi a melhor e mais segura forma de chegar ao seu destino.

Rio de Janeiro




Sede dos Jogos Olímpicos de 2016, palco de diversos shows internacionais e destino de diversas conferências mundiais, o Rio de Janeiro tem encantado os turistas que vem a passeio ou a negócios.
Cidade que no verão a temperatura atinge seus 40° e no inverno, em média, seus 17°, é perfeita para ser visitada em qualquer época do ano.
Descoberta pelos portugueses em 1 de janeiro de 1502, o Rio de Janeiro é realmente a "cidade maravilhosa". Cada canto tem seu encanto, seus bairros são independentes e com características distintas. Você pode ter "várias" cidades dentro de uma só: o tradicional bairro de Copacabana com seus luxuosos hotéis - destaque para o Copacabana Palace, destino dos mais famosos do mundo, o bairro da Barra da Tijuca com suas avenidas largas e condomínios luxuosos, que mais lembra uma Miami ou até mesmo o Bairro de Santa Tereza localizado no centro da cidade, com suas casas centenárias, possui uma vista linda da Baía de Guanabara.

ONDE FICAR:

O Rio de Janeiro é uma cidade que possui diversos tipos de acomodações: os luxuosos hotéis de Copacabana, Ipanema e Leblon, os tradicionais do Centro e bairros vizinhos ou até mesmo os  mais aconchegantes hostels dos bairros Botafogo e Santa Tereza. Minha dica é observar os que estão mais próximos de um metrô ou de avenidas principais, já que o transporte coletivo de ônibus no Rio de Janeiro funciona muito bem. O metrô (mapa) ainda não é o modelo desejado para uma cidade grande, mas é perfeito para os turistas que pretendem se locomover entre os bairros da zona sul e centro da cidade.

O QUE FAZER:

Qualquer que seja o mês de suas férias, o Rio de Janeiro é um destino perfeito, pois de janeiro a janeiro a cidade é repleta de atrações turísticas, culturais, esportivas, noturnas e gastronômicas. O metrô atende, principalmente, o centro da cidade e alguns bairros da zona sul, mas é bom ter uma reserva para usar o táxi se desejar visitar os pontos turísticos mais afastados. Como já mencionado, o transporte coletivo (ônibus) é bem farto de opções, mas como toda cidade grande, se não estiver bem orientado, pode perder muito tempo até chegar no seu destino.

Centro da cidade: o centro do Rio de Janeiro é um verdadeiro centro cultural. Se reservar um dia para visitá-lo, pode ser que não o conheça em sua íntegra. O ideal é ter um mapa e verificar os pontos que mais lhe agradam. O Museu Histórico Nacional, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França Brasil e o Centro Cultural dos Correios sempre estão com atrações interessantes, seja uma peça de teatro, uma exposição ou até mesmo uma feira de eventos. Há também as centenárias igrejas católicas, ricas e belas.

                                   

             
Museu do Amanhã: inaugurado em dezembro de 2015 e localizado na Praça Mauá, a qual está totalmente revitalizada, o museu (site) tem como proposta a arte e a ciência, como também mostrar ao visitante as possíveis mudanças do planeta Terra em função dos processos de poluição e mudanças climáticas. Vale conferir!

   
Museu do Amanhã

Santa Tereza: um dos bairros mais tradicionais da cidade, possui diversos centros culturais e galerias de arte, porém o ponto turístico mais visitado é o Parque das Ruínas. De visitação gratuita, o parque oferece uma vista incrível da cidade e sempre tem uma exposição interessante.

Vista do Parque das Ruínas

Praia de Copacabana: localizado no bairro de mesmo nome, é indispensável uma caminhada sobre o calçadão mais famoso do mundo (construído por pedras portuguesas que representam as ondas do mar). Estando de frente para o mar, à sua esquerda, no final da praia, você encontra o Forte do Leme, que possui um lindo pôr do sol, e à sua direita você encontra o Forte de Copacabana, ideal para um passeio de fim de tarde.
Praia de Copacabana

Praia de Ipanema: a mais bela de todas e mundialmente conhecida e frequentada pela sociedade mais emergente do Rio de Janeiro. O pôr do sol lá é considerado uma "obra de arte" divina e um dos mais belos do mundo, há aqueles que se emocionam e batem palmas.

Praia de Ipanema

Mirante do Leblon: localizado no início da Av. Niemeyer, a vista do mirante é impagável. Lá você tem uma visão geral dos bairros Leblon e Ipanema, que estão de frente ao lindo mar azul do Rio de Janeiro. Pode-se também beber uma cerveja gelada em um de seus quiosques.
Vista do Mirante do Leblon

Cristo Redentor: inaugurado em 1931 e a 709 metros acima do nível do mar, o Cristo é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. Está localizado no morro do Corcovado e seu acesso pode ser feito de carro ou através de bondinho, no bairro de Cosme Velho. A subida por bondinho, no meu ponto de vista, é mais agradável, pois aos poucos é possível apreciar as belezas da cidade maravilhosa. Em alguns períodos do ano é interessante efetuar a reserva dos ingressos (site), já que é grande o número de visitantes.

    
Cristo Redentor           

Pão de Açúcar: inaugurado em 1912, o ponto turístico mais charmoso do Rio de Janeiro está localizado no bairro tradicional da Urca, aberto todos os dias. Seu acesso é feito por dois grandes teleféricos, localizados na Praia Vermelha. Possuindo dois estágios (duas paradas), o passeio impressiona qualquer um, pois no segundo estágio, ponto mais alto com 395 m, tem-se a vista mais bela de todas: de um lado a charmosa Praia de Copacabana e do outro os bairros do Flamengo, Botafogo e o centro da cidade, e ainda é possível admirar a grandiosidade da Ponte Rio-Niterói.

Pão de Açúcar
Vista do Pão de Açúcar

Jardim Botânico: fundado em 1808, é uma das mais belas áreas verdes da cidade. Com mais de 6500 espécies nacionais e estrangeiras, é um grande exemplo de conservação da flora.

Parque Lage: localizado no bairro do Jardim Botânico, o Parque Lage é o lugar ideal para passear no final da tarde e tomar um café delicioso apreciando a vista encantadora do Cristo Redentor ao seus "pés". Vale lembrar que o Parque fecha às 18h.

Parque Lage

Lapa: durante o dia é possível apreciar os lindos arcos por onde passam os bondinhos para Santa Tereza, e a noite é o lugar ideal para curtir e conhecer a noite carioca, com seus diversos bares e pubs. A Lapa é considerada como um lugar boêmio e cosmopolita.

Destaque para os Arcos da Lapa

Niterói: vale tirar um dia e visitar a cidade irmã do Rio de Janeiro, que estão separadas pela Baía de Guanabara e que já foi a capital do estado fluminense. Do centro do Rio é possível pegar uma barca e cruzar a baía num passeio maravilhoso de 25 minutos. Niterói também é bem servida de muitos pontos turísticos, porém o mais visitado é o MAC (Museu de Arte Contemporânea), um projeto ousado do arquiteto Oscar Niemeyer, que lhe renderá lindas fotos. No mesmo local você poderá visitar o restaurante do Museu e saborear deliciosos cafés ou se preferir, almoçar.
 
 
 
MAC


Extras: Outros lugares incríveis:

 
  
       Ponte Rio-Niterói Lagoa Rodrigo de Freitas

Pedra da Gávea    Vista Chinesa


A cidade maravilhosa lhe permitirá Fly Away por lugares incríveis, e dependendo do tempo que for ficar no Rio, outros lugares encantadores estarão disponíveis para serem explorados.
                                                               



2 comentários:

  1. O Rio de Janeiro é incrível e farto de atrações turísticas. Ótimas dicas, são lugares que, realmente, não se deve deixar de visitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Alan, é sempre importante o retorno dos leitores.

      Excluir