domingo, 21 de agosto de 2016

Cidade do Panamá

                                 
Uma Dubai sem deserto? Sim! A Cidade do Panamá é considerada a Dubai da América Central. Com prédios imponentes e que não param de crescer, a cidade é o lugar ideal para passar uns dias de superlativos. O Panamá foi considerado por muitos anos um país de passagem em função da mega construção do Canal do Panamá, que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, porém, essa mega construção trouxe grandes benefícios: o crescimento econômico e turístico. Na Cidade do Panamá o dollar é utilizado como segunda moeda, não sendo necessário, então, efetuar câmbio para realizar compras e/ou ir à restaurantes. Muitos chegam ao Panamá através de cruzeiros, porém a cidade também possui outra ligação com o mundo: o Aeroporto Internacional Tocumen,  que fica a 24  quilômetros do centro. A Copa Airlines, principal companhia do país, conecta a capital a diversas cidades das Américas, sendo, o ideal, combinar um stop over de três ou quatro dias para conhecê-la. As principais capitais brasileiras possuem voos diretos e com preços acessíveis, desde que programadas com antecedência. Não é necessário visto para brasileiros entrarem no Panamá, mas lembre-se que o país não faz parte do Mercosul, logo é necessário ter um passaporte com menos de seis meses do seu vencimento. A melhor forma de sair do aeroporto é o táxi, que não são caros e torna o translado mais eficiente e rápido.




Fundada em 15 de Agosto de 1519, a Cidade do Panamá não para de crescer. Com seus edifícios altos e suas avenidas largas a cidade possui duas divisões: a Cidade Nova do Panamá, que mostra uma cidade que está em constante crescimento com suas grandes construções (que se dividem entre hotéis e condomínios de luxo) e a Cidade Antiga do Panamá, com seu centro histórico todo revitalizado. O clima na cidade é quente e tropical, que faz com que a mesma tenha grandes períodos de chuvas, porém de dezembro a abril o período é mais seco. Possui também grandes parques de área verde, que favorecem o ecoturismo.



ONDE FICAR:

A Cidade do Panamá é muito bem servida de hotéis, basta uma pesquisa na internet e você encontrará diversos tipos. Minha experiência foi no Novotel Panamá City (site), um hotel da rede Accor, quatro estrelas, com ótimo preço e localizado a duas quadras da estação de metrô, próximo aos principais pontos de interesse e no centro financeiro da cidade.

O QUE FAZER:

Casco Antiguo: considerado patrimônio histórico pela UNESCO, o centro histórico da Cidade do Panamá está todo revitalizado. Lá você encontra diversos restaurantes, tradicionais por fora e modernos por dentro e com uma decoração incrível. O Casco também possui uma diversidade de igrejas centenárias, museus, centro de artes e teatros. Um lugar incrível que vale passar o dia. Ah! O wi-fi é liberado, o que permite fotos publicadas on line para os amantes de redes sociais.


Cinta Costeira: inaugurada em 2009, o projeto teve como prioridade urbanizar a orla marítima da cidade com ciclovias, praças, parques e demais áreas de lazer. Muito indicado para uma passeio curtindo a beleza da cidade e a grandiosidade de seus arranha-céus.


Canal do Panamá: considerado uma das maiores construções do mundo, o Canal do Panamá teve diversas fases em sua construção. Hoje, totalmente ampliado e moderno, o Canal é a principal ligação de navios entre o Atlântico e o Pacífico. Lá você encontra um mirante (que permite admirar o funcionamento do canal) e um museu (o qual explica a história do canal).




San Blás: um dos lugares mais incríveis que já visitei! Geralmente nos hotéis há contatos dos serviços de transfers para o arquipélago. Localizado na costa caribenha do Panamá, o arquipélago de San Blás conta com 365 ilhas, uma para cada dia do ano. Você levará em média duas horas para chegar ao Atlântico, em um passeio incrível pelas montanhas e florestas do país, porém esse serviço deverá ser previamente contratado. Lá você aguardará até a chegada do guia que te levará para visitar as ilhas (lógico que não conhecerá todas, mas o pacote inclui geralmente quatro delas: uma para o café da manhã, outra para o almoço e mais duas para conhecer), todas com lindas praias, de águas quentes, transparentes e azuis. As ilhas são reservas indígenas, então, obviamente, não terá muito conforto, mas sem dúvidas será uma experiência incrível!


 

Arquipélago de Las Perlas: um arquipélago incrível localizado no Golfo do Panamá, no Oceano Pacífico. Localizado a 80 km da costa da cidade, o arquipélago possui mais de 200 ilhas e a mais visitada é a Isla Contadora, a qual possui uma melhor infraestrutura.  Chegar lá é bem simples, basta adquirir os bilhetes no píer de vendas (site) e chegar bem cedo para embarcar nessa viagem encantadora.


Compras: a Cidade do Panamá é um verdadeiro paraíso para as compras, shopping é o que não falta nessa cidade, desde os mais populares aos mais elegantes com grifes italianas, francesas e americanas. Eu realmente fiquei apaixonado pelos preços e diversidades. Há também os outlets, que ficam um pouco mais afastados, mas que valem o deslocamento. O táxi é a melhor forma de chegar até eles.




Fly Away por este país incrível e com uma diversidade cultural encantadora, seja visitando o continente ou suas ilhas, no Pacífico ou no Atlântico.

Extras: Centro Financeiro.


8 comentários:

  1. Com essa postagem consigo ver Panamá com outros olhos. Panamá tem lugares incríveis para visitar... Esse San Blás é encantador e muito convidativo, não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Alan, realmente é um lugar incrível. Vale visitar, e as ilhas são encantadoras.

      Excluir
    2. Sim Alan, realmente é um lugar incrível. Vale visitar, e as ilhas são encantadoras.

      Excluir
  2. Show de bola André...quando me aposentar que conhecer lugares assim...!rsrs

    ResponderExcluir
  3. Show de bola André...quando me aposentar que conhecer lugares assim...!rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Júlio, sempre que precisar de alguma dica, pode me contactar.

      Excluir
  4. Amazing blog, I really like it! Hope someday I'll visit these places and publish it in my blog!!
    Hugs, from Laura, https://adondevamoshoyblog.wordpress.com

    ResponderExcluir