sábado, 13 de janeiro de 2018

Paraty

Conhecida pela impecável conservação de seus casarões, Paraty é hoje Patrimônio Histórico Nacional. Fundada no século XVII a cidade teve grande importância na época do Brasil  Colônia, que com seus engenhos de cana de açúcar fabricavam aguardente de boa qualidade, e já no século XVIII serviu de porto onde embarcavam o ouro e as pedras preciosas que vinham do Estado de Minas Gerais. Localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro a uma distância média de 250 km da capital, Paraty é um verdadeiro encanto. Suas ruas foram construídas por crianças filhos de escravos vindos da África, e por conta da irregularidade da construção, fala-se que são ruas com pedras "pés de moleque". A arquitetura da cidade é encantadora, considerada uma das mais harmoniosas do país, obedecendo ao estilo da época que também teve influencia da maçonaria, presente até hoje.



Estando apenas cinco metros acima do nível do mar, Paraty foi também construída levando-se em consideração o fluxo das marés, que como naquela época não existia sistema de esgoto, as pessoas jogavam urina e fezes na rua, e com o subir e descer das marés, a água do mar limpava a cidade.
Hoje, Paraty é o destino de muitos turistas, tanto nacionais quanto internacionais. O centro histórico ficou famoso em função de diversas gravações de filmes, clipes e novelas. Mas Paraty não é somente o centro histórico, o turista pode também visitar suas inúmeras praias de águas cristalinas e cachoeiras  com piscinas naturais, na Mata Atlântica.


Chegar a Paraty não é complicado, se estiver de carro a cidade é cortada pela BR-101 (Rodovia Rio-Santos) no sul do Estado do Rio de Janeiro, e utilizando transportes públicos, no Rio de Janeiro, há ônibus com diversos horários em uma viagem de 4h30min (site), saindo da Rodoviária Novo Rio. De São Paulo, a viagem dura seis horas, com diversos horários de saída (site), partindo da Rodoviária do Tietê.

ONDE FICAR:

Acredito que Paraty seja a cidade com o maior número de pousadas que já visitei, dizem que ao todo são quinhentas, logo, se quiser visitar a cidade não terá problemas com hospedagem, pois tem para todos os níveis de visitantes. O ideal é identificar a que fica mais próxima do centro histórico, pois não são permitidos automóveis nas ruas de "pés de moleque". Uma dica é visitar o site da cidade para verificar as datas dos festivais que acontecem por lá, que geralmente, costumam lotar todas as pousadas. Mas a cidade é pequena, segura e bucólica, logo não será nenhum problema se ficar um pouco longe.


O QUE FAZER:


  • Dentro do Centro Histórico
Protegido pelo Patrimônio Nacional, o Centro Histórico de Paraty é o local ideal para os amantes de história e cultura. Com sua diversidade arquitetônica, igrejas e casarões se unem para formar o que consideramos o início de nossa história. Obedecendo aos estilos da época, algumas com detalhes barroco e outras com influencia maçônica, é comum que alguns dos casarões tenham se transformado em lojinhas de souvenir, centro cultural, livrarias, restaurantes ou até mesmo hotéis e pousadas, porém sempre mantendo o estilo original.
O Centro Histórico já é uma atração obrigatória, reserve um dia inteiro para passear por ele e aproveite alguns dos maravilhosos restaurantes de frutos do mar. Porém, abaixo menciono os pontos que, no meu ponto de vista, são imperdíveis:

Igreja de Santa Rita de Cássia: com sua arquitetura jesuíta e alguns detalhes barroco-rococó, foi erguida no ano de 1722 e considerada igreja matriz por muitos anos. Hoje, cartão postal da cidade, é indispensável sua visitação.


Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: sua construção foi finalizada em 1873, com seu estilo neoclássico, hoje ela é considerada a Igreja Matriz de Paraty. Para visitá-la é cobrado um valor simbólico, porém não pode faltar em seu roteiro.

Casa da Cultura: também localizada no centro histórico, a casa da cultura é uma referencia nas construções do centro histórico, oferecendo cursos de música e artes para os paratienses. Vale conferir.


Centro Cultural SESC Paraty: localizado no Largo de Santa Rita, o SESC Paraty atua promovendo a cultura de diversas formas, como cinema, exposições e música.

  • Fora do Centro Histórico
Paraty é uma mistura maravilhosa de serra e mar, há aventuras para todo tipo de turismo. Seja nas montanhas visitando cachoeiras e trilhas, seja no mar, conhecendo praias e ilhas incríveis, ou até mesmo locais de mergulho.
Para conhecer esses pontos de aventuras, na maioria das vezes é necessário contratar um pacote de roteiros que, geralmente, as companhias oferecem pelo mesmo preço. Porém, verifique junto ao hotel/pousada que estiver hospedado se eles oferecem roteiros com descontos. Abaixo, indicarei algumas das atrações imperdíveis:

Ilha Comprida: geralmente é a primeira parada do passeio, com suas águas cristalinas, mergulhar é uma atração incrível, onde é possível ver diversos tipos de peixes. Certamente lhe renderá ótimas fotos.



Praia da Lula: pequena, linda e com águas cristalinas, a parada nessa praia normalmente leva um pouco mais de tempo. Ideal para curti-la e pegar um pouco de sol.


Praia Vermelha: um pouco mais isolada, ela é, geralmente, a última parada de alguns dos roteiros. Também de águas cristalinas e esverdeadas, por conta do reflexo da vegetação próxima, sua visita é indispensável.

Passeio pela Mata Atlântica: imperdível para quem curte também ecoturismo, o passeio inclui: trilhas, visitas a cachoeiras, piscinas naturais, parques com vegetação local. Verifique com na operadora qual o trajeto que mais lhe agrada. Ah! Não esqueça o repelente.

O Fly Away trouxe um pouco dessa cidade incrível e histórica que é Paraty, mas certamente cada visita é única, e você irá descobrir lugares incríveis por lá.


Galeria:

























8 comentários:

  1. O melhor post sobre Paraty que eu já li. Excelentes informações sobre como chegar ao local e o que fazer lá. A Ilha Comprida e as praias realmente me encantaram. Asbfotos são lindas! 😊

    ResponderExcluir
  2. Adorei, até bateu aquela vontade de visitar.

    ResponderExcluir
  3. Encantadora!Ideal para os casais apaixonados. Ainda não tive a oportunidade de conhecer a cidade. Ir à Paraty é um desejo que em breve realizarei. A sua publicação é perfeita, muito bem explicada, com dicas e informações importantíssimas para desfrutar de um passeio agradável. Ótimas recomendações. Amei!

    ResponderExcluir
  4. A cidade realmente é encantadora e alvo de muitos turistas! Um litoral e tanto para desbravar...!!!

    ResponderExcluir