sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Vila Velha

Fundada em 1535, Vila Velha foi a primeira cidade do estado e também capital das Capitanias do Espírito Santo por quatorze anos, que, posteriormente, passou a ser a cidade de Vitória, sua "irmã-vizinha". Procurada por muitos turistas por suas praias lindas e com um mar verde esmeralda, é em Vila Velha que fica a fábrica de chocolates mais famosa do Brasil, a Chocolates Garoto, que deixa a visita dos turistas mais deliciosa pela cidade. Mas nem tudo é chocolate, a gastronomia da cidade é uma das mais conhecidas no Brasil, a moqueca capixaba é um dos pratos mais famosos, logo é fácil encontrar um bom restaurante para saborear o delicioso prato de frutos do mar.



Vista da Orla da Praia da Costa


Chegar a Vila Velha não é complicado, atendida pelo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles (VIX), novinho em folha e sediado na cidade de Vitória, o aeroporto fica uns 20 minutos de carro do centro da cidade. Outra forma também muito utilizada para se chegar à cidade é através dos terminais rodoviários localizado no bairro Itaparica e outro na cidade de Vitória.



Muito bem conectada, Vila Velha conta com um bom sistema de transporte público, o GVbus, interligando-a através de terminais urbanos, a outras cidades vizinhas, sendo assim, é fácil se locomover pela cidade. O sistema de táxi, tanto os tradicionais como os por aplicativo, também são ótimas opções para os que desejam um pouco mais de conforto. Outra opção bastante saudável é o serviço de bike disponibilizado pela cidade aos turistas e moradores que, com diversos pontos espalhados pelas praias e cidade, é possível conhecer muitos lugares andando de bicicleta, e para isso é necessário um cadastro pelo site Bike VV.


Convento da Penha

Por possuir praias lindas e limpas, o turismo vem crescendo todos os anos, então, se hospedar em Vila Velha não é complicado, pois a mesma possui diversos hotéis e pousadas para todo o tipo de turismo. Além disso, você pode combinar uma estadia de, em média, cinco dias, onde poderá curtir também um pouco da parte cultural de sua "cidade-irmã", e ainda, se estiver de carro, visitar Guarapari, que é nacionalmente conhecida, e também as cidades da região serrana, as quais são lindas e aconchegantes. 

O QUE FAZER:

Praias
As praias mais conhecidas de Vila Velha são: Praia da Costa, linda e charmosa, fica localizada no bairro mais nobre da cidade, de mesmo nome. Com diversos restaurantes em sua orla, é possível saborear uma deliciosa moqueca capixaba. É nela que fica a pedra da sereia, onde você poderá tirar fotos incríveis de toda a orla da praia. Praia de Itapuã: geograficamente ligada a Praia da Costa, essa praia possui um público mais jovem e é considerada a mais badalada, pois é nela que fica o point "beverly-hills", procurado pela "galera"  que curte uma academia. Bem próximo dali saem os barcos para visitar as Ilhas de Itatiaia e Pituã, consideradas por muitos um paraíso urbano. Praia de Itaparica: a princesinha da cidade, é nela que ficam os mais diversos quiosques, com diferentes tipos de culinária. Com seus prédios mais novos e modernos, o público dessa praia é bastante diversificado.

Praia da Costa
Praia da Costa e Pedra da Sereia

Praia de Itapoã
Praia de Itaparica

Convento da Penha
Situado em um monte de 154 metros, de lá você conseguirá uma vista panorâmica da cidade de quase 360°. Com seu estilo rococó, sua construção teve início nos anos 1558, hoje é um patrimônio histórico nacional e o principal cartão postal do estado. Além de sua vista encantadora, o Convento da Penha é palco de um dos principais eventos religiosos do Brasil, a famosa Festa da Penha, que ocorre geralmente no mês de abril, de acordo com o calendário da cidade.


Convento da Penha

Morro do Moreno
Localizado no bairro da Praia da Costa, com seus 184 metros de altura, o local oferece uma linda vista, onde é possível admirar as duas "cidades-irmãs", porém é uma atração para os amantes de ecoturismo, pois para chegar ao topo é necessária uma longa caminhada por suas trilhas dentro da vegetação que fica em seu entorno.


Morro do Moreno

Museu Ferroviário Vila Velha
Trata-se de uma antiga estação ferroviária que conectava o interior do Estado de Minas Gerais ao Porto de Vitória. Construída em 1927 hoje é um museu com um acervo da época de sua construção e possui também um anexo, onde com frequência, ocorrem diversas exposições. É possível de lá também apreciar a linda vista da Baía de Vitória e tomar um delicioso café no Café do Museu, um restaurante charmoso dentro de um vagão de trem.

Museu Ferroviário
Museu Ferroviário
Café Museu

Fábrica de Chocolates
A Fábrica de Chocolates Garoto proporciona aos turistas um passeio por dentro de sua linha de fabricação, com direito a degustações de diversos bombons, porém é necessário agendar com antecedência. Após o passeio você não pode deixar de passar em sua loja, onde é possível comprar os mais variados e antigos bombons da marca.

Vista da Fábrica de Chocolates Garoto

Dessa vez o FLY AWAY trouxe um pouco de sua cidade natal, para que os amantes de turismo e seguidores possam admirar a beleza dessa cidade linda e charmosa.

Galeria:















5 comentários: