"Barcelona, I still long to hold her once more, ..." - George Ezra. Foi assim que me senti quando deixei uma das cidades mais encantadoras que já visitei. Na realidade preciso confessar: foi uma surpresa incrível. Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e a maior cidade catalã. Localizada na costa do Mediterrâneo, sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 1992, transformando-a em uma cidade extremamente acessível e bem conectada. Sua arquitetura é realmente algo que se deve admirar, é impossível andar por suas ruas sem dar uma esticadinha no pescoço e olhar a diversidade e a singularidade de cada prédio que formam os quarteirões de uma cidade planejada e bem distribuída. Barcelona é também um centro de arte à céu aberto, com diversas
obras e muitas delas de seu mais famoso arquiteto Antoni Galdí, que fazem parte
do Modernismo catalão e muitas estão espalhadas pela cidade.
Barcelona tem um clima mediterrâneo, o que faz dela um lugar atrativo para os turistas que buscam o calor da Europa acompanhado de uma cidade que é repleta de atrações culturais, gastronômicas e noturnas. Mesmo no frio a cidade também é um excelente destino. A moeda é o Euro, então fazer o câmbio fica fácil, pois pode ser feito no seu país de origem.
Chegar a Barcelona não é difícil, o Aeroporto de Barcelona-El Prat (site) é o aeroporto que liga a cidade ao mundo. Porém, muitas companhias fazem conexões em sua cidade "hub", onde as empresas aéreas têm a sua base. O aeroporto está localizado a 10 km do centro da cidade, muito bem conectado, você pode deixá-lo de diversas formas: táxi, ônibus e metrô. A cidade possui uma malha metroviária de invejar e dependendo do horário que você chegar ao aeroporto, a melhor forma de seguir ao seu destino é o metrô (fácil, seguro e bem estruturado).
Devemos também dar destaque para a estação rodoviária, a Barcelona Nord, localizada próximo ao Arc de Triomf, possui conexão com diversas cidades europeias e com ônibus saindo em diversos horários.
ONDE FICAR:
Seja com amigos, família ou até mesmo em lua de mel, Barcelona tem hotéis para todos os tipos de turismo. No meu ponto de vista, é impossível falar qual o melhor lugar para ficar, pois com uma malha metroviária de 12 linhas e 180 estações, sempre haverá um metrô próximo ao seu hotel. E ainda assim, se o hotel ficar um pouco longe de alguma estação, você poderá utilizar os serviços de ônibus que são novos e possuem uma grande diversidade de linhas, além de não ficarem lotados. Minha experiência mais uma vez foi no Hotel Ibis Santa Coloma (site), que oferece o melhor custo benefício, possui também quartos triplos e duas linhas de metrô em sua proximidade (linha 1 e linha 9), ligando-o a diversos pontos históricos da cidade.
O QUE FAZER:
Barcelona é uma cidade repleta de atrações, e como todas são bem requisitadas, o ideal é se programar bem para poder conhecer essa cidade encantadora. Eu acredito que uma semana seja um tempo bom para ficar na cidade e se encantar com suas atrações turísticas. Contudo, se você estiver de passagem ou com o tempo corrido, a melhor forma de ter uma visão geral da cidade é usar os serviços de ônibus turístico - o Barcelona Bus Turistic (site). Vou mencionar alguns dos lugares que visitei e acredito que sejam os mais importantes.
La Sagrada Família: umas das grandes obra de Antoni Gaudí e um dos principais cartões postais de Barcelona, sua visita é indispensável. Minha dica é visitar o site e comprar seu ingresso com antecedência, pois pode chegar lá e os mesmos estarem esgotados. O acesso é muito fácil: metrô linha 2 ou linha 5.Vale separar uma tarde do seu dia para se encantar com a riqueza de detalhes desse templo católico que vem sendo construído desde o século passado, e que até hoje encanta multidões.
Parque Güell: outra relíquia de Barcelona! Localizado no distrito de Gràcia, o parque Güell é também um dos destinos mais visitados da cidade. Considerado Monumento Histórico Artístico da Espanha, é lá que se encontra a Casa-Museu Gaudí, com um acervo de impressionar. A estação de metrô mais próxima é a Lesseps, linha 3.
La Rambla: uma grande avenida onde se concentram diversos restaurantes, lojas, museus e teatros. Passear pela La Rambla é como visitar o mundo em algumas horas pois a diversidade de turistas impressiona. Para chegar lá basta acessar o metrô linha 3 e descer na estação Liceu.
El Gòtic: localizado no centro histórico de Barcelona, o El Gòtic é um bairro gótico que se diferencia de tudo que há na cidade e também de muitos outros lugares do mundo. Lá você encontra diversos restaurantes, lojas de souvenirs e muitos pontos turísticos. Um dos pontos mais visitados é a Catedral de Barcelona, construída entre os séculos XII e XV, sua visita é indispensável.
Casa Batlló: uma outra obra do arquiteto Antoni Gaudí, localizado no Passeig de Gràcia (um avenida chic e com diversas lojas de grifes, no bairro mais modernista de Barcelona). Lá você encontra diversas relíquias indispensáveis ao seu acervo turístico.
L'Aquarium de Barcelona: o Aquarium de Barcelona (site) possui uma grande diversidade de espécies marinhas, no primeiro piso há um aquário central (enorme, lindo e bem estruturado), e outros diversos aquários menores com espécies raras oriundos das regiões de corais. Na parte superior encontramos um aquário de arraias e outro grande aquário de peixes de água doce, possuindo diversas espécies de rios brasileiros. Vale conferir!
Barceloneta Beach: ideal para aquele passeio de fim de tarde curtindo um entardecer encantador e admirar a grandiosidade do Mar Mediterrâneo, com seu azul de invejar. Sob o calçadão da Praia há diversos restaurantes. Lá perto você encontra também a vila olímpica, porto olímpico e diversos pontos interessantes para fotos incríveis.
Arc de Triomf: localizado nas mediações do Parc de la Ciutadella, o Arco do Triumfo de Barcelona é uma construção do ano de 1888 que representava a porta de entrada da Exposição Universal realizada na cidade. Hoje, um dos principais pontos turísticos da cidade. Imperdível!
Teleférico de Montjuic: localizado no Montjuic e construído no ano de 1970 (site). Sua visita é indispensável, pois o teleférico lhe proporcionará uma visão panorâmica da cidade de Barcelona. Durante o passeio você aprecia uma vista da cidade por uma perspectiva diferente, do alto. É possível ver algum dos principais pontos turístico, como as torres da Sagrada Família.
Montserrat: é considerado a montanha mais importante da Catalunha, localizado a 50km de Barcelona, visitar Montserrat é indispensável em seu passeio pela cidade, seja ele longo ou curto. A melhor forma de chegar lá é através de trem, e a estação de partida fica na Plaça de Espanya, com saídas de hora em hora. O ideal é combinar o ingresso do trem com o funicular, os quais são vendidos na própria estação, tentar chegar pela manhã e aproveitar todas as diversas atrações que o local oferece. Um dos mais esperados é o Coral de Meninos de Montserrat, que acontece diariamente às 13 horas.
Andorra: um pequeno país catalão localizado nos Pirineus entre Espanha e França, oficialmente chamado de Principado de Andorra. Visitar esse pequeno país se faz necessário! É considerado um paraíso fiscal, logo para os amantes de compras, não pode deixar de visitá-lo. Chegar lá é bem tranquilo, basta pegar um ônibus (site) na Barcelona Nord (estação de ônibus) e após três horas você chega a Andorra-a-Velha, capital do país. Um dia é suficiente para visitá-lo, porém é necessário acordar cedo, pois os ônibus saem pela manhã e retornam no final do dia.
Certamente você encontrará outros diversos lugares para visitar em Barcelona que te deixarão encantado. Estou ansioso para Fly Away novamente por essa cidade incrível e descobrir novos encantos.
O lugar realmente é fascinante.... E digo que é pra se voltar mais vezes... Bela dica
ResponderExcluirObrigado Alexandre, devemos voltar mais vezes sim!!!
ExcluirPerfeita a linda Barcelona. Você acertou em cheio incluir essa maravilha para visitarmos. Parabéns pelo post!👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirObrigado Luiz, muito feliz que tenha gostado!
Excluir